Será que estamos vendo o primeiro episódio de Once Upon a Time que não foi lá tão bom?
Alerta de Spoilers!
Posso estar cometendo uma heresia e ser lançado ao alto mar por esse delito, mas esse episódio focado em Rumpels foi tudo o que eu não esperava, tedioso. O único ponto positivo em tudo isso, foi conhecer mais um vilão aliado a Cora, fora isso, sinto dizer, Bela ainda está longe de fazer as coisas ficarem excitantes, tanto para nós quanto para o Rumpels.
A ambientação do episódio com toda a atenção focada em Bela e Rumpels em Storybrooke e a história da sua esposa no mundo encantado passou de uma forma fraca. Não que o episódio em sua totalidade tenha sido ruim, não foi. É até dificil encontrar defeitos na série, o problema com The Crocodile é que as coisas ficaram tão mornas, tudo foi tão lento e absorto de surpresas importantes que eu terminei esperando mais.
E é talvez o grande problema da série. Ela elevou-se em um nível muito alto de suspense e expectativa que um episódio como esse quarto só conseguiu nos deixar decepcionados. Digo novamente, o episódio em si não foi ruim, foi bom. Mas não era o que eu queria ver, nem de perto.
A relação entre a Bela e Rumpels é muito morna. Fico imaginando como farão quando seu filho finalmente aparecer. Por enquanto é ela quem consegue segurar a loucura desse adorável covarde. A função da moça é exatamente essa, trazer a tona a humanidade de um pseudo vilão.
Se magia é poder, amor é a perda do poder. Rumpels está mais próximo do que nunca de encontrar o filho, mas ainda está muito distante. Ele precisa da magia para tentar quebrar essa nova maldição e poder sair. Ainda não sabemos como funciona a proteção ao redor de Storybrooke, se ela só evita que as pessoas saiam de lá, ou se também funciona de forma oposta. No final, Rumpels está tentando, ficar longe de Bela é até melhor para ele. Ficar se escondendo no porão com sua roca de fiar mágica não é a forma mais fácil de agir.
Que Mr. Gold no mundo encantado era um broxa, sem coragem nenhuma, isso todos nós já estávamos sabendo, agora que sua esposa fugiu e se apaixonou por Capitão Gancho, isso sim ninguém esperava. Tá, quando ele encontra o Capitão pela segunda vez eu já imaginei que isso poderia ter acontecido, mas no momento que Rumpels arranca o coração da ex e a mata ele não só conseguiu um novo inimigo como também mostrou que a vingança de um homem abandonado é pior do que a de uma mulher.
Ou seja, tirando esse detalhe e o fato de que pela primeira vez eu ter torcido para que o Rumpels vencesse, todo o resto do episódio foi meio arrastado. As cenas com a Bela não colaram, eu cheguei a pensar por um segundo que ela realmente perderia sua memória ou que algo extremo acontecesse para dar uma balançada no episódio, mas não, ela continua na mesma. Com uma diferença, agora ela trabalha.
Por falar em trabalho, toda a população de Storybrooke está atualmente fazendo alguma coisa. E Bela agora pode sorrir, pois ela passou de completa inútil para dona da biblioteca da cidade em que ninguém nem pensa em ler. A julgar pelo estado de conservação daquele lugar, muito antes da chegada de Emma, ninguém pegava em um livro. Temo pela educação dessas crianças.
Gostei muito da adição do William, que já foi o Toyman em Smallville. Fiquei com um pouco de dúvida quanto a sua origem, se ele é uma criatura mágica ou só um caçador de recompensas comum com uma habilidade extra para localizar as coisas/pessoas. De sua participação no episódio, ganhamos pelo menos mais uma dica quanto as viagens por entre as dimensões, com Gancho confidenciando que eles iriam para Avalon, a mitológica terra da lenda do Rei Arthur. Lembrando que Lancelot já fez sua pontinha. Será que teremos um pouco de Arthur?
Pelo menos, nesse episódio ganhamos a interação de Ruby com Charming e Rumpels. Foi legal ver a loba usando seu faro para procurar pela Bela. Só espero que os redatores não deixem a moça no ostracismo até o final da temporada. Quero um episódio com a Ruby quebrando toda Storybrooke.
Fiquei muito triste em não ver nem um pouco da Emma e da Snow, essa tortura que estamos sofrendo nas mãos dos redatores não tem fim. Resumindo, esse episódio não foi o melhor que Once Upon a Time pode nos oferecer, mas pelo menos não foi ruim. Ao que parece o próximo episódio Doctor será com a Regina, e talvez o mistério do Dr. Baleia finalmente seja resolvido.