Wednesday, August 14, 2013

[Reviews] Under the Dome - 1.08: Thicker Than Water

Dome-Dome-Dome.jpg

O monarca será coroado.
Alerta de Spoilers!


Under the dome sofreu uma lentidão muito grande até seu sexto episódio. Depois do surgimento do mini dome, as coisas começaram a acelerar o passo completamente. Já posso dizer que essa é uma verdadeira série do Stephen King. 

Começando pela frase que utilizei para ilustrar a review, "O monarca será coroado". Esse tipo de mistério que vem surgindo remete e muito as obras de Stephen. A série sendo baseada em sua obra, nada mais natural que isso ocorresse sempre, correto? Sim. Mas não era exatamente o que vinha sendo mostrado para nós até então. 

Under the Dome tinha todo um senso de mistério, mas ainda estava muito científica. O que nos tragava para dentro da realidade dos fatos, as explicações eram sempre visando o lado "comprovado". Assim como Lost, em que todas as pessoas sempre buscavam uma explicação mais pautada para a realidade do que para o espirítual, a fé. Ainda não sabemos o que é o domo, ou o mini domo que brilha com luz violeta. Mas já sabemos que existe algo mais complexo por trás de tudo isso. Alguma força desconhecida está operando em Chester Mill, e com a revelação de que Under the Dome passou de mini-série para série (já renovada), temo que essa resposta irá demorar e muito para ser entregue a nós.

O domo agora, além de se manifestar na presença de pessoas que a) não estão na cidade b) estão na cidade, agora ele também se comunica passando mensagens confusas. Até por que, não seria uma série de mistério se a mensagem não fosse confusa, certo? 


O monarca será coroado pode ter várias interpretações, mas, como a edição fez questão de focar na tatuagem da Angie, podemos deduzir duas coisas. Ou o monarca em questão é a Angie, devido a sua tatuagem de uma borboleta monarca. Ou então, o monarca pode ser a relação entre o domo e as borboletas que apareceram lá no episódio 5, Blue on Blue



A teoria que tenho é essa, ou Angie tem alguma relação especial com o domo, assim como seu irmão, ou a mensagem passada se refere ao prório domo, já que segundo o que foi dito, as borboletas foram atraídas devido a sua influência magnética sobre esse inseto. Mas eu ainda prefiro imaginar que seja com a Angie, a personagem precisa de uma função maior do que ser aprisionada ou cozinheira de lanchonete, né?

A coroação não se refere necessariamente a uma coroação, na minha opinião isso significa a ascensão ao poder. Angie vem demonstrando mais controle sobre sua própria vida e após os eventos que ela teve que passar, tanto nas mãos de Junior quanto nas mãos de Big Jim, é comum que exista esse crescimento. 

Foi muito interessante ver ela quebrando os pequenos domos de vidro, já que ela se encontra dentro de um. Mais interessante ainda essa conexão direta com a personagem e a mitologia da série. Angie está dentro de um domo, esses pequenos domos eram seu desejo desde sempre, ela também sempre gostou de borboletas monarca, já que tatuou uma em seu ombro. Indo um pouco mais além nas especulações, poderia Angie ter manifestado o domo e atraído as borboletas com a sua mente? Só o tempo nos dirá. Mas a sensação de poder e importância que foi dado a ela no final do episódio é grande.

As estrelas rosa nós já deciframos, elas são as coisas brilhantes dentro do mini domo. Agora, Julie também tem conhecimento dos acontecimentos estranhos envolvendo o domo, tanto o grande quanto o pequeno. É só uma questão de tempo até que ela faça uma besteira. Já que, besteira é o sobrenome de Julie, que nesse episódio já estava se comportando como nova esposa do Barbie. 

Todo o confronto por causa do poço de água foi um pouco forçado demais, em minha opinião. As coisas que estavam acontecendo com Julie e Joe eram muito mais interessantes de se ver do que a guerra da água. Big Jim estava a beira de perder tudo, mas Junior provou que ainda tem um pouco de sanidade dentro de sua cabeça. Sanidade que está cada vez mais dúbia. Não sei se confio nele e o tenho como uma criança que foi educada de forma errada, ou se realmente ele tem problemas mentais. Existe uma pequena linha que separa a criança mimada da crianças patológicamente insana, Junior se aproxima e se distância dessa divisão a cada episódio, ficando cada vez mais difícil definir a qual delas ele pertence.

Toda a ideia de Barbie de devolver a água para todos os outros poços que haviam secado devido o desvio foi jogada por água abaixo quando o Junior matou o verdadeiro dono das terras. Fazendo com que a brilhante ideia tenha sido apenas isso, uma brilhante ideia. Mas agora, pelo menos a cidade tem um reservatório de água que não esteja sobre as terras de ninguém. Dando a Big Jim mais munição para seu domínio. Mas a grande pergunta que fica é essa: O povo de Chester Mill realmente confia em Big Jim e o teme, ou só o aceitam por que é o que está lá? O ator até pode ser bom, mas o personagem não passa todo esse poder, poder que faz com que pessoas realmente o sigam para a morte. Ficou um pouco forçado.

Under the Dome melhorou muito, mas ainda está em uma estrada cheia de buracos. Se o propósito do domo não começar a ser desenvolvido eu temo pela qualidade da segunda temporada. Ninguém quer uma segunda Lost nas mãos, não temos mais seis anos para acompanhar uma série pseudo-ciência-religião se ela não nos der bons motivos para isso. 
Share:

Disqus for O Mundo das Séries

BTemplates.com

Labels

Blog Archive