Wednesday, August 14, 2013

[Reviews] True Blood - 6.09: Life Matters


A festa de uns, o funeral de outros.

Alerta de Spoilers!

O episódio dessa semana de True Blood foi, um tanto quanto peculiar. Pareciam dois episódios que foram costurados um junto ao outro, formando um Frankestein, mas digo isso apenas por causa das quebras nas cenas mais agitadas para o marasmo do funeral do Terry.

Na narrativa, faz todo o sentido. Um funeral era "celebrado", enquanto a vida de quem já estava morto era protegida e resguardada. Mas a montagem é o que nós gostamos de chamar de "empata foda". A todo momento, quando o nivel de tensão subia, a série te puxava pra baixo te fazendo aguentar discursos e homenagens feitas ao Terry.

Olha, eu me lembro de Smallville, que sempre teve ótimos funerais, sempre muito emotivos. Mas nem mesmo lá, um episódio inteiro foi dedicado a recordar a vida de um personagem que nem ao menos era central, só secundário para a trama. Não sei se isso foi arrependimento pela trama do Ifrit da temporada passada, mas o resultado foi completamente desnecessário. Fico imaginando o que poderá acontecer quando um personagem principal morrer (se ele morrer). Teremos uma temporada inteira de lembranças e choramingos.

Não estou querendo menosprezar a presença do Terry no seriado, mas já tivemos em outras séries mortes muito mais importantes para a trama que não levaram nem metade de todo o espaço que a de True Blood. Fico com medo de imaginar que esse funeral tenha sido uma forma de juntar todos os personagens em um local só (Sookie, Warlow, Sam e Alcide) e de certa forma justificar a season finale. Mas o sabor que fica é de que não tinha história para competir com a invasão do campo de concentração. 

A invasão da prisão para vampiros foi uma coisa linda de ver, se não houvessem tantos semaforos na estrada nos forçando a diminuir a velocidade e parar, a coisa teria sido muito melhor. Ou, se a tensão fosse para todos os personagens e não somente para os papais Bill, Eric e suas crias, aposto que a impressão final seria diferente.

Contudo, foi um bom episódio e em nada prejudica a sexta temporada. Bill que tanto esperou por algo ou alguém que pudesse salvar seus vampiros, se esqueceu de que o sangue que ele possuiu é capaz de fazer o serviço que ele pensou ser de Warlow. Lilith até tentou enviar suas asseclas peludas e ensanguentadas para fazer o serviço de coletar Bill, mas não deu certo. Sangue de vampiro não cura vampiro, mas nutricionalmente é como nosso fast-food, tem certas vitaminas que podem ser aproveitadas, mas não vale muita coisa. 

Sarah continua viva, me pergunto se farão com a vilã o mesmo que fizeram com Marnie na quarta temporada, fazendo-a voltar para sua vingança final. Se isso ocorrer, quem será que irá pagar o pato por Jason ter deixado a loira viver? 

Sookie estava preparada para virar a noiva vampira do Warlow e ainda mantém esse desejo. Não sei muito bem se isso vai funcionar. Nos livros, Charlaine Harris (autora da série) manteve Sookie humana até o final e ainda a fez terminar com o Sam. Na série, um desses pontos já foi coberto. Com a nova namorada do Sam grávida, sabemos que a moral e os bons costumes do shapeshifter não irá deixar que ele troque a mãe de seu filho pelo primeiro amor que ele já teve em Bon Temps. A própria conversa entre Sam e Sookie foi um ponto final em qualquer esperança de que os dois pudessem terminar juntos, esperança ou medo. Prefiro a Sookie sozinha do que ela com o Sam. 

Sam não teve muita participação nessa temporada, sua história foi fria e sem graça, assim como a de Alcide que cooperou para que a trama dos dois ficasse empacada. Ainda fica complicado imaginar qual será o plot desenvolvido para os dois homem fera no sétimo ano, mas por mim, terminaria no sexto. Não é legal descartar dois personagens que estiveram a tanto tempo na série, mas chega de fiasco para os dois personagens, já deu.

Agora fica aquele momento de ansiedade para o episódio final. Não sei muito bem como as coisas vão funcionar, o esquema para o episódio nove foi quase o mesmo de Game of Thrones, só quem mais ameno. A trama da temporada foi finalizada com a visão de Bill não se concretizando, já o finale, fica um gigante ponto de interrogação.

Ps. O que será de Jason e sua nova vampira? Eu gostei dela e a achei bem respeitosa.

Ps². O que será de Pam e Eric? Gente, aquela cena foi um adeus? Meu coração não aguenta.

Ps³. Pinto arrancado no chão, True Blood mostrando que ainda tem muita bizarrice pra mostrar antes de seu fim.

R.I.P Steve Newlin. 
Share:

Disqus for O Mundo das Séries

BTemplates.com

Labels

Blog Archive