OUAT bateu o pé e decidiu fechar sua primeira temporada com o saldo mais positivo das séries estreantes de 2011.
Alerta de Spoilers!
Acho que todos nós apostamos no fracasso de Once Upon a Time, certo? Quando a série espalhou suas promos por aí, anunciando aos quatro ventos que seria "Conto de fadas para adultos", não houve quem não torcesse o nariz e apostasse que seria a bomba da temporada. Felizmente estávamos errados.
Foram tantas coisas acontecendo, tantas histórias se entrelaçando que apenas com a busca de August por fazer Emma acreditar, que acordamos para essa realidade também. Acompanhem comigo, com tantas coisas interessantes acontecendo estávamos todos em um estado Emma. Imersos nos dois mundos e ao mesmo tempo desligados do mundo real.
Mas Emma acordou. Olha, preciso agradecer por terem colocado a Jannifer Morrison como protagonista da série. A cena em que Emma joga Regina dentro do quartinho e ameaça descer a porrada na rainha má foi completamente intoxicante. A aceitação da magia também foi sublime. Rápida e ao mesmo tempo carregada de emoção. Emma precisou apenas de um segundo de crença para que tudo o que aconteceu no Mundo de Faz de Conta pipocasse em sua cabeça.
É nesse exato momento que temos a parceria mais interessante da série. Emma e Regina se aliando ao Mr. Gold para poderem salvar a vida de Henry. Antes de entrar nesse ponto, vamos tentar entender o que aconteceu com Henry antes. A tortilha de maçã que Regina fez tinha como propósito somente colocar Emma pra dormir, já que a morte dela quebraria a maldição. Em Henry os efeitos são diferentes, Henry nasceu e foi criado em um mundo sem magia e pelo que pude perceber, os efeitos mágicos nele são imprevisíveis.
Enquanto isso, o mundo encantado nos apresenta a história final de Encantado e Branca de Neve. O cara fez absolutamente de tudo para salvar a amada, até mesmo uma rápida aliança com Rumpels. Então, julgo que esse episódio tanto no mundo de faz de conta quanto no real, mostram que as escolhas dos pais de Emma se repetem para ela.
Encantado ficou responsável, após seu encontro com Rumpels, de encarcerar a poção do amor dentro do dragão/bruxa. Rumpels é sem sombra de duvidas o mais inteligente nessa série. Ele esquematizou tudo com uma primazia que nem mesmo Regina pode antecipar. A poção dentro do dragão e o local onde o dragão se encontrava (lembram do episódio do Grilo falante em que ele e Henry ficam presos no subterrâneo de Storybrooke?).
Tudo nesse episódio aconteceu bem rapidamente, Emma recebe a espada do pai e a missão de recuperar a poção e vai lá, junto com Regina que não faz muito nesse episódio. Emma encontra então o caixão de pedra da mãe e no mesmo lugar o dragão. Olha, pela primeira vez na série eu fiquei contente com o CG. Não foi lá essas coisas, mas foi muito bem utilizado. Tanto na batalha do Encantado como na da filha.
Eu já tinha dito anteriormente que o chapeleiro Jefferson ia acabar mordendo a mão de Regina. E foi isso que aconteceu, mas não foi por que ele se ressentiu por ver um garoto na cama do hospital quase morrendo, foi mais por que ele percebeu que a sua aliança com Regina não lhe traria de volta sua Grace. O que ele faz? Decide salvar Bella e enviá-la direto para Mr. Gold.
Durante muito tempo eu fiquei triste por Rumpels/Mr.Gold. Mesmo com sua faceta maléfica, tudo o que ele faz é por amor ao seu filho. Ele agora além do filho tem ao seu lado Bella. Isso vai nos dar um confronto muito fodástico entre ele e Regina.
Mas nem tudo é assim tão bom. Assim que a maldição é quebrada pelo beijo de Emma em Henry, todos os personagens acordam da maldição, mas ainda estão em Storybrooke. Com memórias, mas em Storybrooke. Pessoalmente, eu ainda estou montando uma teoria para explicar direitinho tudo o que aconteceu.
De primeira, eu penso da seguinte forma. Foi preciso a maldição agir como um portal, foi preciso um portal para enviar Jefferson e um portal para enviar August e Emma para nosso mundo. Creio que somente um portal poderá mandar todos de volta. Mas, agora temos magia.
Magia que dá o poder de Ruby de se transformar em Lobo de novo. Dá poder as fadas. Tudo aconteceu de forma tão linda. Mary e David se beijando, Regina provando que mesmo sendo má ainda ama Henry.
Todo o poder que Regina tinha na cidade era por causa de sua posição como prefeita. Essa posição foi quebrada, mas seu poder restaurado. Imaginem o atrito entre ela e todos os habitantes da cidade? Acho que logo logo ela vai acabar fazendo uma aliança com todos para que eles possam derrotar Rumpels. Não sei não, mas o poder sobe fácil a cabeça desse vilão e assim que ele conquistar o que quer, as coisas poderão ficar muito complicadas.
Fiquei aqui pensando com meus botões e talvez o pai de Henry seja o filho de Rumpels. Não é algo estranho de pensar.
Foi uma ótima season finale. Me deixou emocionado e ao mesmo tempo triste por ter que esperar até setembro para ver como as coisas vão ficar em Storybrooke. Isso por que meu medo maior era que a série perdesse assunto para a segunda temporada, erro meu.