[Reviews] Game of Thrones - 2.07: A man without honor - O Mundo das Séries

Breaking

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Friday, May 18, 2012

[Reviews] Game of Thrones - 2.07: A man without honor


Qual dos homens de Game of Thrones tem honra?

Alerta de Spoilers!

Game of Thrones nesse episódio nos deu um verdadeiro chá de enrolação. Muitas das coisas que aconteceram pareciam tão largadas e jogadas ao vento que se eu não tivesse lido os livros teria questionado a capacidade da trama em se "amarrar" nos detalhes.

A verdade única da série é que, quase nenhum homem tem honra. Tirando Jorah e Robb Stark, a maioria está lá de mãos dadas com o poder e sem pretensões de abandoná-lo. 

Jorah por exemplo, além de muito honroso é também muito burro. Danny quer navios, Danny quer poder, Danny quer o trono de ferro. O único que se atreveu a dizer a verdade para a menina acabou com a garganta cortada nesse episódio. Enquanto isso, Jorah leva as pedradas que a Khaleesi decide atirar, sem falar nada. Não sei o que ele está esperando para falar umas boas verdades para Danny. A menina tem três dragões do tamanho de gatos e acha que só com um navio e alguns homens ela conseguirá tomar o trono de ferro para si. É muita ingenuidade para um personagem só. Chega irritar quando ela começa a falar de "Fogo e sangue", até agora o único fogo que ela viu foi o de Drogo.

Todo mundo comentando que o episódio recebeu o nome por causa de Jaime. Que ele é o tal homem sem honra. Olha, prestem bem atenção no diálogo entre Sansa e Sandor "cão" Clegane. Ele deixa bem claro que honra é algo muito questionável. Jaime é um homem que além de transar com a própria irmã, ainda mostra que se preciso for ele matará qualquer um que se colocar no seu caminho. A cena em que ele mata seu parente, um honroso cavaleiro que o admira é um divisor de águas que nos mostram que no fim das contas, honra é algo muito bom quando se faz um juramento, mas que as vezes, para proteger um juramento você precisa quebrar outros.

Por falar em juramentos, as cenas do Jon com Ygritte evidenciam essa tal honra. Mas aposto que isso não vai durar por muito tempo. Jon com toda certeza será capturado pelos bárbaros e sua honra será finalmente provada. Acredito sinceramente que nem mesmo ele sabe por que está na muralha. Seus desejos nunca foram fundamentados em honra, ele simplesmente não queria ser o bastardo do Stark. E esse é o dilema, fazer pela honra mas sem honra é melhor do que não ter honra alguma? Isso vai ser provado nos próximos episódios.

E se formos questionar os próximos episódios, tudo o que eu quero sinceramente, é que as coisas comecem a fluir melhor para a série. Tudo nesse episódio foi arrastado e ao mesmo tempo jogado ao vento. As coisas acontecendo com uma velocidade baixa e ainda nos deixando com a pulga atrás da orelha. A parte do corpo dos dois meninos stark pendurados no muro foi péssima. Alguém compra essa daí? 

Theon é o que menos tem honra, mas o que mais tem noção dela. Não é a toa que ele já mostra que está começando a perder a razão por causa do poder. Todo o tempo em que ele passou ao lado dos Stark foram suficientes para que ele soubesse como um homem honrado deve se portar, mas mesmo assim, em vista do poder e do velho clichê "só quero a aprovação do meu pai", Theon decidiu jogar tudo para cima. Mas pessoas que tem um pouco de remorso, nunca poderão ser bons conquistadores.

Mas não só de homens sobrevive Game of Thrones, Cersei deixou bem claro que suas preocupações vão além da honra. Ame apenas seus filhos foi o que ela disse para Sansa, mas ela ama Jaime e isso a fez fraca. Sua honra não reside no amor, reside na falta dele. 

Lady Stark foi quem deu a cartada final do episódio. Será que ela vai mesmo matar Jaime? 

Post Top Ad

Responsive Ads Here