Thursday, August 1, 2013

[Reviews] Teen Wolf - 3.07/08: Currents/Visionary


Derek, o primeiro e verdadeiro Teen Wolf.

Alerta de Spoilers!

Precisei sofrer com seis episódios enfadonhos, cheios de erros e grotescamente infantis para chegar ao ponto alto da terceira temporada de Teen Wolf, que começou com o sétimo episódio amarrando pontas soltas desde o péssimo primeiro episódio da temporada e fechou com um ótimo e bem estruturado (porém com falhas) flashback de Derek. E claro, tivemos finalmente a explicação da cor dos olhos dos lobisomens.

Currents mostrou que Teen Wolf pode sim balancear duas tramas sem que haja desesperos ou despreparos como Motel Califórnia. Não existe e acho muito difícil que exista uma perfeição na série. Apesar do esforço feito pela equipe ainda é comum existirem erros de mitologia, sequência e até mesmo edição do episódio. Por outro lado, fica evidente que o esforço está sendo grande. Talvez, depois dessa primeira experiência com 24 episódios a série possa avançar com suas tramas paralelamente por um ano seguido. Sem que a pressa por fazer duas tramas em 12 episódios acabe deixando tudo corrido demais.

Scott não tem pai, ou melhor, seu pai ainda não deu o ar da graça na série. Fica bem claro  que quando Derek e o veterinário Deaton precisam de sua ajuda, que Scott vai optar pela figura paterna. Derek é um lobisomem, um alfa, Deaton por enquanto é só um sabe tudo, mas a relação entre ele e Scott é muito mais 'pai e filho' do que a relação entre Scott e Derek. Isso se for levar em questão que Derek agiu por um bom tempo como mentor dos lobinhos. Mas ele sempre se posiciona de forma errada. Derek é aquele modelo de pai que tem todas as boas intenções, mas não consegue empregar nenhuma delas e todas acabam virando tragédia.

Uma coisa que me estranhou e muito, foi a relação entre Alison e Isaac. Desde que a terceira temporada foi anunciada e os produtores da série fizeram questão de pontuar que existiria uma amizade muito forte entre Isaac e Scott e que Alison acabaria se metendo no meio disso. Ok! Já vimos a amizade entre Isaac e Scott crescendo, os dois estão se comportando praticamente como irmãos em alguns casos, "vigiando" juntos a mãe de Scott e morando debaixo do mesmo teto. Mas acabou aí. Alison continua com o velho "te quero, mas não posso", sendo que não existem fundamentos para esse comportamento. A cena dos dois dentro do guarda-roupa foi a prova disso, os dois se gostam, os dois se desejam, mas não ficam juntos por que a Alison é um personagem chato pra caramba que não se decide.

Mas Currents foi bom, o sacrifício de Boyd nos ajuda e ver o que os próximos episódios guardam. Derek já perdeu dois, Deucalion, apenas um (e por que quis/matou). Não fica difícil ver que logo vai chegar o momento em que Derek irá perder completamente as esperanças, assim como foi bem explicado no oitavo episódio. E nesse momento, o perigo será maior para todos.

Eu até vinha reclamando da mitologia de Teen Wolf, que ela estava se mostrando imatura demais e muito quebrada, mas o lance com os olhos do Scott se tornando vermelhos e a revelação do que seria um verdadeiro alfa, foi boa e me convenceu. Eu também acredito que a liderança vai além de "assassinar" outro líder, a liderança são as atitudes e Scott demonstrou isso ao tentar ultrapassar uma barreira mística para salvar Deaton.

3.08 - Visionary

Agora, entrando no oitavo episódio, fica um ar de estranheza por alguns fatores, mas no panorama geral, foi um ótimo episódio. Especialmente pela naturalidade com que o flashback ocorreu. Claro, vamos desprezar o fato do flashback mostrar uma escola idêntica a do futuro. Vamos nos focar na bela história de tragédia que se desenvolveu na frente de nossos pequenos e cansados olhos.

Visionary foi uma verdadeira aula de como se fazer um flashback trágico e bonito. Nós já sabíamos muito bem que o romance entre Derek e Paige não terminaria bem, afinal, a história começa a ser contada como o motivo pelo qual Derek se tornou tão amargo. Peter também foi muito bem interpretado, seu caráter dúbio finalmente deixou de ser dúbio e passou a verdadeiro sacana da série. O cara não tem moral, nunca teve e dificilmente terá. Se por um lado ele está dizendo que nunca deu a ideia a Derek de transformar Paige, na própria história nós o vemos dando a sugestão. Ambos os narradores tem esse caráter, ou melhor, falta dele.

Não vou deixar de comentar que o núcleo teen do passado é muito superior ao do presente. A atuação do Derek do passado é muito mais convincente do que a de Scott em três temporadas. Maldade a parte. Ou, diferente tipo de maldade a parte, tudo nessa pequena "Teen Wolf: Origens" foi bem executado. Parabéns para a série que se esforçou em muito para alcançar um clímax para uma temporada que até então estava se sufocando lentamente.

A própria mitologia da série avançou. Finalmente uma explicação para a cor dos olhos. Então vamos lá, olhos amarelos representam os lobisomens comuns. Vermelhos, o alfa. Azuis quando o lobisomem matou uma pessoa inocente. Um pena que a explicação foi apenas isso. Eu queria que fosse algo além, algo que influenciasse não só no caráter e personalidade da pessoa, mas no próprio poder do lobisomem. Mesmo não tendo a reposta que eu queria, ela foi plausível. Jackson tinha matado muitos inocentes em seu período Kanima, por isso, sua transformação no season finale da segunda temporada o mostrou de olhos azuis. Derek, coitado, acabou ganhando seu par de olhos azul néon quando matou seu primeiro amor. #Trágico.

Deucalion começou como todo verdadeiro nêmeses, ele era todo em prol do relacionamento entre lobisomens e humanos até que, Gerard Argent em toda a poesia de sua sacanagem, eliminou a matilha do lobo e ainda cegou o cara. Se eu pudesse dar um nome para a trama da matilha de alfas, eu daria o nome de "Gerações", todos os pecados cometidos no passado, pelos pais, tios, avô, que estavam acumulados debaixo do carpete apareceram de uma vez só para assombrar a todos.

O balanço geral é um grande saldo positivo para essa dobradinha. Existiram defeitos? Claro que sim. A mãe de Derek a mulher que além de lobo é transmorfa ficou muito superficial, falta algo a personagem. Mas ainda temos quatro episódios até a Summer Finale e Teen Wolf demonstrou ter muito fôlego pra gastar até que fique tediosa. Mas ainda não me esqueci, foram seis episódios indo de medianos a bom até que finalmente emplacaram dois ótimos. O saldo final ainda é negativo.

Ps. A irmã do Deaton, a conselheira da escola é conselheira do Deucalion. Essa surpresa, só foi surpresa pro Stiles. Né?

Ps². Nada de Lydia no episódio, mas não fez falta.

Ps³. Flecha no olho = Faíscas.   TEEN WOLF, NÃO! 
Share:

Disqus for O Mundo das Séries

BTemplates.com

Labels

Blog Archive