[Especial] Séries que vieram dos livros - O Mundo das Séries

Breaking

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Tuesday, May 28, 2013

[Especial] Séries que vieram dos livros


É comum existirem adaptações de obras literárias para a TV ou cinema. Claro, nem todas são boas e fazem justiça aos livros que derivam, mas também existem as exceções a regra, como séries que acabam se saindo melhor que a obra literária. 
Longmire


Baseada nos livros de Craig Johnson, "A Walt Longmire Mystery" é centralizada em um xerife de uma pequena cidade do Wyoming. 

Game of Thrones


Baseada na obra de George R.R. Martin, a série já está em sua terceira temporada e garantiu além de ótimos números de audiência, uma parcela gigantesca dos fãs de aventura e fantasia. Quase não existem diferenças entre a série e os livros e o autor é também roteirista da série. Tem dragões, tem cavaleiros, tem feiticeiras... Prato cheio pra quem curte o gênero, tanto a série quanto o livro valem a pena.

True Blood


Tanto na série, quanto nos livros, a personagem principal é a mesma, Sookie, uma garçonete com o poder de ler mentes. Claro, nos livros as diferenças são maiores e a série se afasta quase que completamente da obra de Charlaine Harris lá pela quarta temporada. Os livros já terminaram, o último da saga foi lançado em maio desse ano e conta o final da história de Sookie. A série foi renovada para a sexta temporada e volta dia 16 de junho, na HBO. Recomendo ambos, mas prefiro os livros.

The Vampire Diaries


Esse é um caso raro em que os livros são inferiores ao produto adaptado para a televisão. Vampire Diaries, de Lisa Jane Smith é um livro bem superficial e infantil, ao passo que a série explorou muito mais e foi além da criação de L.J. Nesse caso, recomendo apenas a série, passe longe dos livros, são um terror.

Dexter


De Jeff Lindsay, Dexter teve sua saga impulsionada primeiro pelos livros, mas não chegou a ser tão conhecido assim, foi com a série que as coisas ficaram maiores e melhores. Recomendo a leitura, mas não vá com muitas expectativas, o melhor que se podia apresentar já foi jogado na série e o suspense criado na TV consegue ser maior do que o do livro.

Pretty Little Liars


É dificil comparar essas duas, o livro de Sara Shepard é mais ou menos a mesma coisa que a série de TV (no começo, pelo menos), mas a liberdade criativa que a série tomou a partir da "quase" revelação da A, deixou as coisas mais diferentes. Recomendo os dois pra quem é fã da série.

The Lying Game


Depois do sucesso de PLL, nada mais justo que outra adaptação da Sara Shepard. O único porém, The Lying Game não chega a ser tão boa quanto PLL, nem mesmo existe uma comoção tão grande pela segunda. É sobre segredos e mentiras, coisa nada nova. Recomendo que passe longe das duas (livro e série), uma obra adaptada da Sara já está bom demais.

The Carrie Diaries


Se você é fã do gênero, acompanhou Sex and the City e não se importa de gastar umas horas a mais lendo, fique só nos livros. A série não chega a ser tão boa. 

Rizzoli and Isles


Meu único problema com o livro de Tess Gerritsen é o fato de que fica difícil pra caramba diferenciar Rizzoli (personagem) de Rizoles (salgadinho de festa), mas depois que superamos esse problema, a leitura é tão agradável quanto a série, recomendo ambos.

Justified


Complicado dizer entre os dois, prefiro a série, mas só por que o livro é um pouco enrolado. De qualquer forma, é bom ter os dois em mente, Elmore Leonard é um mestre em desenvolver tensão dramática.

Haven


Desculpa, mas minha natureza me impede de recomendar uma série baseada em uma obra do Stephen King. O livro é de longe superior a produção televisiva, que se permitiu muitas mudanças criativas no processo de desenvolvimento. Assista a série, mas só por curiosidade, fique com o livro, pra ler quantas vezes foi necessário.

Under the Dome


Outra do mestre do suspense e mistério, Stephen King. O livro eu li quando era bem novo, e gostei bastante. A série nós ainda não sabemos como será, mas pelos videos que já saíram, dá pra ter uma ideia de que ela será bem próxima a produção literária, nos resta aguardar. 

Hemlock Grove


Sabe o desconforto que você sente na série? Então, ele é basicamente uma conquista da série, já que no livro, é sua imaginação quem manda. Mas Brian McGreevy é muito bom no gênero de fantasia horror e eu recomendo os dois, mas vá avisado, ambos são meio estranhos e confusos.

The Walking Dead


No caso de TWD, a adaptação já é visual, pois vem dos quadrinhos. Mas olha, a qualidade das comic books é tão superior a da série, que eu não tenho coragem de indicar uma sobre a outra. Esqueça da produção da AMC, leia os quadrinhos e seja feliz. Saiba que lá, as coisas acontecem de verdade.

O que acharam da lista/indicação? Dê sua opinião nos comentários.

Post Top Ad

Responsive Ads Here