[Reviews] Merlin 5.12/13: The Diamond Of The Day Parte 1 e 2 - O Mundo das Séries

Breaking

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Thursday, December 27, 2012

[Reviews] Merlin 5.12/13: The Diamond Of The Day Parte 1 e 2




A Jornada que não terminará.




Em seus dois episódios finais, Merlin não foge de suas raízes e entrega um fim (?) com direito a humor, tensão, e umas resoluções bem básicas, como já podíamos esperar.

 Contém Spoilers! 

Os episódios que esperávamos tão ansiosamente, ou não, chegaram, e a eminente guerra entre Arthur e Morgana aconteceu.  A BBC caprichou em todos os quesitos, e tivemos um excelente roteiro, excelentes efeitos e caracterizações, e acima de tudo, excelentes atuações dos nossos queridos atores, que também se despediam de seus personagens.

A trama arquitetada por Morgana para tirar os poderes de Merlin foi básica, mais ainda assim se mostrou eficiente, e conseguiu tirar os poderes do dito Mago mais poderoso de todos os tempos. (Alguém além de mim se lembrou de Alien ao ver aquele bicho pulando na cara das pessoas?)

Merlin em seu desespero não teve outra opção que abandonar Arthur às vésperas da grande Batalha de Camlann. A cena já nos deu uma prévia do que seria o capitulo final, e a decepção nos olhos do Rei quando percebeu que seu fiel escudeiro não estaria a seu lado na guerra foi de cortar o coração. Crédito a Bradley James que evoluiu muito na arte de atuar.

Em busca de recuperar seus poderes, Merlin viveu sua jornada espiritual, e finalmente entendeu qual é realmente seu destino, e que na verdade, tudo só dependia dele. Foi interessante a presença do pai de Merlin como seu guia espiritual, pois apesar do pouco tempo que tiveram juntos, os dois realmente se conectaram e Merlin conseguiu confiar nele, logo, nada mais natural que ele aparecer para guiar seu filho rumo ao seu destino. (Aqui temos mais uma referencia cinematográfica, onde a aparição do pai de Merlin lembra muito as aparições de Obi Wan Kenobi em Star Wars)

A primeira parte acaba com um gancho sensacional, onde vemos um Merlin poderoso, caminhando rumo a batalha para defender seu Rei.  E se a ansiedade para o capítulo final foi muita, ela foi compensada pelas excelentes cenas de luta logo no inicio do episódio, e com a chegada arrasadora de Merlin, que usou todo o seu poder e ajudou Arthur a vencer Morgana.

Mas como já dizia o ditado, aquilo que está escrito pelo destino, ninguém muda, e o destino de Arthur era realmente ser ferido pela espada de  Mordred. Eu confesso que temia a resolução que os roteiristas buscariam para esse plot, pois nas Lendas Arthurianas nas quais a serie se baseia, Mordred  sela o destino final do rei, mas não me decepcionei com o resultado achado pelos criadores da serie para deixarem todos felizes.

O momento mais esperado por todos nós aconteceu de uma maneira corrida e desajeitada, foi tudo no improviso e no impulso, e assim, Arthur ficou sabendo da verdade de Merlin. O Rei estava a beira da morte, e não tinha como reagir muito a grande revelação, mas a verdade é que essa temporada preparou o terreno para isso, e a reação de Arthur foi madura e sincera, pois logo a estranheza inicial foi vencida pela amizade que existia entre os dois. Foi muito bonito ver essa amizade prevalecer, e sobre esse fato, parabenizo muito aos roteiristas por fazer a escolha de focar o episódio final na amizade de Arthur e Merlin, sem grandes malabarismos e efeitos eles nos entregaram justamente o que queríamos e precisamos ver: Arthur e Merlin juntos até o fim, e o Rei finalmente reconhecendo o verdadeiro valor do amigo que sempre esteve ao seu lado.

E diante dessa escolha dos roteiristas, fica fácil entender o fim rápido e resumido de alguns personagens. Mordred e Morgana mereciam um fim melhor? Sim, com certeza, mas todo o resto compensou esses deslizes do roteiro, e fizeram o episódio final valer muito a pena. A cena onde Guinevere demonstra gratidão a Merlin, e finalmente entende tudo, é um exemplo de como a simplicidade muitas vezes funciona melhor que uma cena forçada e caricatural. (Vide “I want the King dead” de Morgana)

A seqüência final foi emocionante: a morte de Arthur, a coroação de Guinevere, as palavras finais do Dragão, tudo programado para nos emocionar, e funcionou.  O dragão nos explicou que Arthur é o “Grande Rei” e que sempre que fosse preciso, ele ressurgiria para cumprir seu destino. Que interessante isso não? Achei fantástico esse insight dos roteiristas, e mais fantástico ainda foi ver Merlin nos dias atuais, esperando pelo retorno do seu “Once and Future King”, cumprindo o seu destino de ser o eterno servo e amigo fiel. Genial, um final simplesmente emocionante e genial.

                                                     

Se fizermos um esforço para nos lembrarmos, perceberemos que Merlin nunca foi uma série baseada em grandes efeitos, ou grandes tramas, a verdadeira essência da serie sempre esteve na simplicidade e no carisma de seus personagens. E chegando a essa conclusão, vemos que o fim da historia foi condizente com a estrutura que a série sempre apresentou. Mais uma vez aqui parabenizo a produção, os roteiristas pelo excelente capítulo final, e também por essa temporada final espetacular, que mexeu muito com nossos corações.

Agradeço também a quem acompanhou meus reviews no site, e só tenho a dizer que foi um prazer poder partilhar minhas impressões e opiniões com vocês, e digo de  fã para vocês fãs, que não é fácil quando uma serie que gostamos termina, mas o fato é que Merlin soube terminar de uma maneira excelente, e que sempre nos lembraremos com carinho desses personagens tão queridos que conquistaram nossos corações.

Post Top Ad

Responsive Ads Here