Review - Sétima Temporada de Buffy a Caça Vampiros - O Mundo das Séries

Breaking

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Thursday, June 16, 2011

Review - Sétima Temporada de Buffy a Caça Vampiros



A série foi cancelada, Buffy morreu, mas acabou recebendo um ultimo fôlego, ou melhor, dois anos de fôlego para sua ultima e derradeira temporada. O que fazer então com o tempo que nos é dado? Bom, Buffy decidiu mudar totalmente a mitologia da série, como? É o que veremos na review da ultima temporada Live-Action de Buffy a Caça Vampiros.

Alerta de Spoilers!

Em seu ultimo ano temos a conclusão de algumas pontas soltas durante o sexto ano da série. Começaremos com Xander e Anya, após o casamento falho que nem chegou a acontecer, Anya decide voltar a ser um demônio da vingança e Xander sobe de vida e finalmente vira um "adulto", ou pelo menos próximo de um. 

Nessa ultima temporada temos finalmente a história de como Anya se tornou um demônio, qual sua conexão com Olaf o troll da quinta temporada, e por que ela tem medo de coelhos. Uma das coisas que eu mais gostei em Buffy foi sua capacidade de fechar todos os arcos que propôs desde sua primeira temporada. Mesmo que com algumas conclusões fracas, como o Adam da quarta temporada e o rápido flashback no sonho compartilhado pelos Scoobies a respeito de sua origem pré demônio/maquina, os produtores e redatores da série sempre tiveram essa preocupação. É então que descobrimos que Anya se tornou um demônio após lançar uma maldição em seu então marido em uma vila Viking. Primeiro os coelhos, Aud, como era conhecida antes de se tornar um demônio da vingança, gostava de criar coelhos, que por se reproduzirem muito rápido acabaram superlotando sua casa com pequenos felpudos. Creio que foi então a conexão com seu trauma, ser traída pelo marido viking deve de alguma forma ter iniciado seu pavor por esses animais. D'Hoffryn então a propõe se tornar uma criatura a serviço dos seres inferiores, e é então que também descobrimos para que serve um demônio da vingança, coisa que já imaginávamos desde a terceira temporada, elas existem somente para através da vingança satisfazer essas criaturas malignas.

Passando então para Willow, após perder o grande amor de sua vida vemos a bruxinha passar por um processo de limpeza dos seus poderes sombrios. Giles a leva para Inglaterra para uma espécie de retiro/escola de magia, o que para ela serve como um campo de recuperação. Ao voltar para Sunnydale ela precisa lidar com seu temor em ficar malvada novamente e matar um humano por causa da perda do controle de seus poderes. Assim sendo, quase não vemos os poderes dela novamente, e sempre que ela usa seus olhos se tornam negros, referencia a seus poderes "negros".

Dawn agora já não é mais tão irritante, ainda é chata e um desperdício de espaço, mas já está se aproximando muito de uma espécie de guardiã junior. Outro personagem que eu julguei desnecessário foi Andrew, ele volta e acaba se juntando a turma, para só agir como mais um alivio cômico para a temporada. Comentei no review da sexta temporada que o personagem de Buffy perdeu muito do carisma que existia nela, o que fizeram? Trouxeram uma espécie de Anya macho. Foi ok, rendeu cenas engraçadas, mas mesmo assim, poderiam ter utilizado o espaço dado ao personagem para melhor fechar alguns arcos.

Buffy já superou seu trauma em estar de volta do paraíso que se encontrava antes de ser ressuscitada. O que nos resta para a personagem? Ficar 22 episódios perdida em si mesma. Sim, é isso que acontece. A trama que se desenvolve nessa ultima temporada na televisão, é a volta de um inimigo que apareceu por somente um episódio da terceira temporada, "The First", o primeiro, a origem da maldade. 

Explicando o por que de seu retorno: Quando Buffy ressuscita a primeira vez, é através de um boca a boca meio sem vergonha realizado por Xander, após ela morrer no final da quinta temporada ela é trazida através de magia, contrariando todas as leis naturais da vida humana. Assim, o primeiro consegue uma brecha na linhagem das caçadoras para de uma vez por todas erradicar as escolhidas, ou possíveis escolhidas (potenciais) a se tornarem Caça Vampiros após a morte de Faith. Então, The First utiliza seus arautos (the bringers), para eliminar uma a uma essas garotas. Por isso vemos no começo desse ano o assassinato aleatório de meninas ao redor do mundo. Buffy precisa então, junto de seus amigos arrumar uma maneira de lutar contra esse mal. O porém? Ele não tem forma, não tem um corpo para ser eliminado e está cada vez mais próximo de abrir finalmente a boca do inferno e libertar... adivinhem? Uma raça primordial de vampiros, os Turok-Han.

É muito complicado fazer uma review dessa temporada, são muitos arcos paralelos finalizando ao mesmo tempo. Spike retorna a Sunnydale após conquistar sua alma, dessa vez através de um demônio, mas Buffy ainda está ressentida pela tentativa de estupro, então não existe romance entre os dois, existe sim muito carinho, eles constantemente estão de abraços e troca de palavras de conforto. Até que Spike faz um dos discursos mais lindos, a melhor declaração de amor, digna de Series Finalle, além do "Eu te amo" que Buffy diz segundos antes da morte do vampiro loiro.

Vamos então para as potenciais. Como essas meninas estão sendo mortas ao redor do mundo, Buffy decide pela primeira vez revidar a luta, ao invés de esperar acontecer. Ela junta todas as garotas que pertencem a linhagem das caçadoras e as treina. É também através dessa busca por um meio de impedir o apocalipse final que somos apresentados ao episódio "Get it done", finalmente uma explicação para a origem das caça vampiros. Clap Clap! Palmas para os redatores.

Willow consegue então atingir o ápice da irritação, Kennedy, a caçadora potencial que é o verdadeiro chute nas bolas. Pelo amor de todos os deuses inferiores, onde eles estavam com a cabeça? Não consigo imaginar. Eu entendo que era preciso encontrar um par romântico para a bruxa, mas precisava ser assim? Pela primeira vez em toda a série eu senti falta do Oz. Na verdade a unica potencial que me conquistou foi Amanda, pelo seu jeito avoado.

A série então encontra seu desfecho final, trazendo Faith de volta e reunindo rapidamente Buffy com Angel, a série consegue encontrar A luta. Buffy abre o portal da boca do inferno e decide ir até o fundo com todas as potenciais e um plano, transformar todas em Caçadoras. Através de um feitiço realizado por Willow utilizando a foice que contem a essência do feitiço primordial de ativação das caçadoras todas se tornam Buffy's (não necessariamente, apenas se tornam caça vampiros)! Angel entregando um amuleto para loirinha e recebendo um pé, já  que o dá para Spike conseguem fechar a boca do inferno em uma cena em que toda a Sunnydale (já deserta é claro) é destruída. Agora toda a garota que seria uma caçadora, será uma caçadora.

Buffy conseguiu nesses sete anos se tornar a maior e melhor série a respeito de vampiros que eu já assisti, sua carga emocional e o trabalho praticamente perfeito dos redatores fez com que eu me apaixonasse minuto a minuto, episódio a episódio. Não acho que a ultima temporada tenha sido tão boa quanto eu queria, foi satisfatória. Existiram muitos episódios bobos e para ser franco o perigo real da série só foi mostrado quando o "reverendo" a serviço do primeiro aparece e mata algumas potenciais, e fura o olho de Xander no processo, mas mesmo assim muito próximo do final para se tornar mesmo o perigo que Glory foi na quinta temporada por exemplo. Gostei muito de Buffy, mas essa temporada não foi tão boa, matar Anya foi uma maneira de ativar esse sentimento de perda do ultimo ano. Antes tivessem sido Andrew e Dawn juntos.

Ps. Menção honrosa a todos os grandes vilões da série, com seu poder de se transformar fisicamente em algum morto, o primeiro nos presenteia no final do episódio com um segundo de cada grande vilão, do Mestre até Warren. 

Ps². Dru também volta, é o primeiro, mas ainda é a Dru louquinha. "Kick him in the dolly..."




1/Lessons - 4/Help - 5/Selfeless - 7/Conversations With Dead People - 15/Get it Done - 20, 21 e 22 Touched, End of Days e Chosen



2/Beneath You - 3/Same Time Same Place - 14/First Date - 16/Storyteller


Pontuação da Temporada 6/10 (por ser a ultima eu esperava muito mais)

Post Top Ad

Responsive Ads Here