Review - Primeira Temporada de The Walking Dead - O Mundo das Séries

Breaking

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Monday, May 23, 2011

Review - Primeira Temporada de The Walking Dead




Sou um fã convicto de séries de zumbi, todos os filmes que envolvem a temática e alugo, compro, vou ao cinema. Não importam quantas vezes, sempre assisto novamente, para mim demorou e até demais a execução de uma série com zumbis. Mas não apenas com zumbis, sobre zumbis. The Walking Dead é derivada de uma comic book (revista em quadrinhos), e nesse post vou explicar por que foi uma das melhores coisas que já assisti, e ao mesmo tempo a mais frustrante.


Spoilers Abaixo!

A série começa com o xerife Rick Grimes e o parceiro Shane Walsh, após ser baleado e ir para a UTI, Rick apaga e só acorda algum tempo depois. Porém a pacata cidade que ele antes conhecia, mudou completamente. Agora ela está tomada por hordas de zumbis. Sua família? Desaparecida. Começa então a sua busca pela mulher e filho, além da adaptação nesse mundo apocalíptico.
Para uma série com apenas seis episódios, meu principal medo seria um possível cancelamento e um final “aberto”, como aconteceu com várias séries, e ainda acontece. Porém, fui surpreendido com uma qualidade incrível em efeitos especiais, a catástrofe é aparente e inquestionável. Logo no primeiro episódio temos a apresentação fantástica dos zumbis, a garotinha, e o zumbi sem pernas no parque, tudo isso me deixou como a muito tempo “Romero” tempo, eu não me sentia em um filme. Aplausos para os maquiadores. (Clap Clap).
Um dos pontos positivos da série é a vontade que eu fiquei de assistir o próximo episódio, e a expectativa pelo fechamento da temporada.
Quanto à mitologia criada na série para os zumbis podemos ver que: eles são atraídos por barulho, sentem o cheiro dos humanos, e o principal, sentem fome de carne viva. Nem o cavalo do xerife foi poupado. Mas uma coisa nunca muda uma bala ou flecha certeira na cabeça e o bicho volta pro inferno. Hahá! Vale pontuar também que os zumbis são conhecidos como Walkers, ou a português grosseiro, os caminhantes.
Gosto muito da maneira com que a série aborda não apenas os zumbis, mas as pessoas envolvidas nesse caos. Como pai e filho, Morgan e Duane no inicio da série, que precisam conviver com o monstro que a mãe se tornou após morrer, dia após dia, sem a coragem de matá-la. O que dizer então da esposa de Rick, que pensou (graças ao então “amigo” do esposo) estar viúva e acabou se relacionando com o então amigo do ex-marido?
Meu maior medo era que Rick demorasse a temporada inteira para encontrar a esposa e o filho e esse fosse o cliffhanger para a próxima temporada. Felizmente os redatores me pouparam essa angustia e reuniram a família, só para deixar as coisas mais complicadas ainda.
Então o final do mundo une as pessoas? Sim, une, mas nem tanto assim. Afinal, como colocar no mesmo acampamento um cara que bate na mulher é preconceituoso e ainda ter que conviver pacificamente com todos? Essa dinâmica de grupo me fez lembrar de Lost em suas primeiras temporadas.
Após ser incluído no grupo de sobreviventes que acampava próximo a cidade de Atlanta, Rick encontra sua mulher e filho, e descobre que um dos piores vilões para essa temporada seria um humano, não os zumbis como ele imaginava. Logo depois de conseguir resgatar o grupo de humanos que ele mesmo colocou em risco, Rick aprisiona o problemático Merle no topo de um prédio, Merle decepa a própria mão e deixa como surpresa para os refugiados um caminhão recheado de zumbis famintos.
Alguma mortes e despedidas depois eles decidem ir embora, procurar um abrigo ou até mesmo uma possível cura. E encontram no CDC (centro de controle de doenças) a que talvez seja a ultima esperança da humanidade.
Alguém mais se lembrou de Lost (a escotilha) quando o portão do estádio é aberto e os sobreviventes circundados por uma luz branca? Pois é, eu lembrei, impossível também não comparar o xerife com o John Locke nesse momento, a fé e esperança, talvez tenham tentado uma homenagem a série, assim espero, caso contrário o roteiro foi escrito nas coxas mesmo, após uma maratona de Lost por parte do roteirista. Aqui entram as criticas, depois de uma temporada maravilhosa, temos o pior broxante de todos, um season finalle frio, com uma explosão do CDC e a morte de um dos personagens, o mais fraco de todos.
Em um panorama geral, The Walking Dead foi muito além de satisfatória, imagem, maquiagem, som, tudo do jeito que eu sempre esperei que uma série sobre zumbis seria. Por isso, deixo aqui minha total esperança de uma já confirmada segunda temporada, muito melhor que a primeira.




1/Days Gone By - 2/guts - 3/Tell it to the Frogs - 4/Vatos - 5/Wildfire



6/TS-19


Pontuação da série 10/10

Post Top Ad

Responsive Ads Here