[Especial] O Marketing das Séries! - O Mundo das Séries

Breaking

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Friday, April 15, 2011

[Especial] O Marketing das Séries!


Todos sabem que para ser bem sucedido, criar um grupo de fãs e conseguir se manter no ar, uma série ou um filme, precisa investir bem mais do que apenas alguns comerciais na Tv. Na Era digital, dominada pela internet, é comum para uma série que se preze, desenvolver uma campanha massiva de marketing. Nesse post vou tentar reunir as que achei mais considerável.



Vou começar falando sobre Gossip Girl, para quem não conhece a série, ela iniciou mostrando a vida dos belos e ricos jovens da Upper East Side de Manhattan. Não é segredo que adolescentes fazem sexo, mas estampar isso em letreiros e distribuir em posters na internet acabou rendendo para a série uma quente discussão com o conselho americano que avalia a censura de programas destinados para os mais jovens e crianças.

Promocionais de Gossip Girl - 1ª Temporada



Sexo entre menores no centro de Manhattan? 

    Para segurar também o mistério, ou garantir o interesse para novas temporadas, também são utilizadas as imagens e videos promocionais das séries. Uma que ficou muito conhecida por suas imagens misteriosas foi a série Lost.

A cada temporada uma imagem que remete a algo envolvendo a série
A primeira te lembra alguma santa ceia?

    Lost também utilizou de seu mistério para fazer placas de divulgação com o logo da Oceanic Airlines, além de placas com os personagens e uma breve descrição sobre eles. O próprio site da série era cheio de enigmas, lembra de algum?

Placa 1 - Sayid mata pessoas, mas elas são pessoas más, não são?
Placa 2 e 3 - Encontre 815.com


    Algumas outras vão um pouco mais longe, e além da publicidade colocada em placas, decidem colocar também... em ônibus. Entourage colocou em alguns ônibus de passeio turístico de Los Angeles imagens de divulgação da série, e aí, gostou?


    O marketing está por todos os lugares, e esse fetichismo do consumo se espalha com uma velocidade cada vez maior, devido é claro a internet como um meio de comunicação instantâneo. É claro que quantos mais meios utilizados mais pessoas se sentirão tentadas a assistir a série, nem que seja para conhecer apenas. E é essa a idéia central, trazer mais audiência. Muito além de somente trazer telespectadores, temos outros programas que fazem questão de incluir em suas imagens de divulgação uma critica, ou até passar o teor central da série. Como por exemplo True Blood, uma das séries de maior audiência da atualidade e que propõe a união entre vampiros e seres humanos, de maneira simples, retire vampiros e inclua outra minoria, a série é sobre isso, um clichê de união das raças.  O mundo das séries chega a movimentar milhões de dolares por temporada, em um mundo como esse, sobrevive o que tem mais projeção.


CW ainda tem o domínio na área de marketing, investem pesado, a cada temporada.




Fora as séries que estão em andamento, existe também o marketing para o lançamento de temporadas já exibidas em Dvd e Blu'ray.


 




Curtiu?

Post Top Ad

Responsive Ads Here