[Reviews] Merlin - 5.05: The Disir - O Mundo das Séries

Breaking

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Sunday, November 4, 2012

[Reviews] Merlin - 5.05: The Disir


Um episódio que me pegou desprevenido.

Confesso que não estava esperando tudo isso que aconteceu nesse episódio, e no fim dos 40 minutos, eu estava em estado de choque, emocionado em ver como as coisas caminham tão bem nessa temporada de Merlin. O começo dramático, com o feitiço das Disir, e logo em seguida com a tensão vivida por Merlin presenciando a intimidade entre Mordred e Arthur crescer foi uma introdução excelente do tema que seria tratado no episódio, e ver como as coisas estavam fugindo do controle de Merlin foi agoniante, pois ele realmente esta de mãos atadas.

A busca pelo cavaleiro assassinado por Osgar nos rendeu a excelente cena de batalha, onde Gwaine e Elyan levaram uma surra do Feiticeiro Osgar. Incrível como até um Zé ninguém da série conseguiu realizar mais magias que Merlin até agora. #desabafofellings

O Dragão fez Merlin colocar a mão na consciência, e decidir entre vontades e deveres, e os deveres dos personagens influenciaram para que a trama seguisse rumo a uma das melhores cenas ever da série, que será discutida mais adiante.

A dinâmica do episódio caminhou para gerar a reflexão de Arthur a respeito da magia, e os detalhes colocados pelos roteiristas foram tão especiais, que a cada um deles eu me emocionava. O conselho de Merlin dado ao seu Rei, para entrar desarmado na caverna foi um deles, especialmente quando depois Arthur reconheceu que sabe que Merlin esta certo em muitas situações, e que ele valoriza a opinião do servo.

Quando Arthur, do alto da sua ignorância (e uso a palavra no sentido de falta de conhecimento) foi salvo por Mordred, eu simplesmente não podia acreditar no cenário que estava presenciando. Se antes a tensão estava delineada através de pequenas frases e gestos, neste momento, ela passou a ser protagonista, e mostrou que em situações de desespero, reflexão e sacrifício não são nada diante da névoa geradas pelas possibilidades infinitas do futuro.

Simplesmente sem fazer alarde, os roteiristas nos entregaram uma das melhores cenas da série: Arthur tinha que tomar uma decisão, se deveria ou não liberar a pratica da Velha Religião em Camelot, e salvar Mordred, ou deixar o promissor cavaleiro morrer em respeito ao legado de Uther. Foi interessante observar que Arthur realmente refletiu sobre o tema, e chegou a cogitar que “talvez magia não seja tão ruim assim”, mas mais interessante e doloroso foi ver Merlin, vivendo um dilema silencioso, onde tinha que decidir se deixava Mordred morrer, e salvava Arthur e seu destino, ou se influenciava o Rei a deixar a mágica ser livre em Camelot, e lidava com problemas futuros depois. E como Merlin disse a Gaius antes de partir para a Caverna das Disirs, ele creceu, e colocou deveres antes de si mesmo: decidiu por eliminar a ameça Mordred, e deixar a magia continuar nas sombras. O desespero de Merlin foi visível, a excelente atuação de Colin me fez derrubar lágrimas junto com as deles quando ele disse as palavras que ninguém queria ouvir... Definitivamente uma cena intensa, muito bem protagonizada e de um peso muito grande para os personagens Arthur e Merlin.

           

Como dizem por ai, as forças ocultas realmente trabalham de maneiras pelas quais não compreendemos, e pelo jeito, nem Merlin, pois ao ver Mordred descer a escadaria do castelo, vivinho da silva, ao chegar em Camelot, ficou provado que um erro tinha sido cometido, e uma oportunidade de ouro desperdiçada. Até agora me dói o soco no estomago que tomei diante desse plot twist inesperado, e acredito que ainda vou ficar um tempo pensando nele. Minha vontade no fim do episódio era correr e abraçar Merlin e dizer que tudo vai ficar bem, mas a verdade é que depois desse episódio, os roteiristas mostraram que não estão para brincadeiras, e que já se foi a época onde duendes verdes eram a principal preocupação de Merlin.

Desculpem-me pelo tom sóbrio do texto, mas realmente os fatos ocorridos me afetaram.

Não deixem de conferir aqui o Guia do próximo episódio “The Dark Tower”. Parece que Morgana vai brincar de Jogos Mortais, só pra descontrair o climão de “The Disir”.

Essa postagem é uma contribuição  do GUIA DAS SÉRIES.

Post Top Ad

Responsive Ads Here