Review - Sexta Temporada de Buffy a Caça Vampiros - O Mundo das Séries

Breaking

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Wednesday, June 8, 2011

Review - Sexta Temporada de Buffy a Caça Vampiros



Nessa sexta temporada, Buffy passa por uma grande mudança. Não apenas o personagem, mas também a própria série. Em sua quinta temporada, Buffy foi cancelada. O show foi recolhido por uma rede chamada UPN, o que lhe garantiu mais duas temporadas antes do grande finalle.



Alerta de Spoilers!

No final da quinta temporada, Buffy morre. Sacrificando-se para salvar a irmã Dawn e os amigos. Willow através de algumas pesquisas encontra uma forma de trazer Buffy de volta a vida, já que sua morte não havia sido por meios naturais, e sim sobrenaturais. 

É então que os problemas ocorrem. Já na quinta temporada, Willow realiza um feitiço das trevas para confrontar Glory, após a vilã ter atacado Tara. Acredito que tenha sido nesse momento que o vicio de Willow em magia começou. 

Essa temporada foi a mais sombria de todas, gerando inclusive uma cisão em alguns fãs que não aceitam as duas ultimas temporadas. A tentativa dos redatores e produtores da série era de mostrar que as vezes, o grande vilão pode ser a própria vida. Achei que essas questões foram válidas, e criaram uma atmosfera diferenciada para a série, infelizmente foram mais pontos negativos do que positivos.

Começando por Buffy, a personagem sempre teve um carisma, uma alegria. O que acontece, é que nessa temporada, após sua morte, ela estava no céu, ou como Tara acredita, uma dimensão em que ela estava em paz. O feitiço que os amigos realizam, faz com que ela seja novamente puxada para a dimensão que agora para ela, é o inferno. Ela precisa trabalhar, sustentar a casa, ter responsabilidades para com a irmã, e mesmo assim, não sente nada, tudo ainda está confuso demais em sua cabeça. O que ganhamos com isso? Spike!

Algo muito complicado de se entender é o relacionamento de Buffy e Spike, ela usou o vampiro meramente para sentir algo, e Spike a usava por sentir. Dessa relação temos cenas engraçadas, de grande questionamento moral, e muitas cenas de sexo selvagem e despudorado. Culminando em uma tentativa de estupro e a fuga de Spike da cidade de Sunnydale.

Já Xander e Anya, temos o grande problema do fim do mundo. Ações por impulso. Achando que o mundo ia acabar com a vitória de Glory e a imersão de uma dimensão demoníaca na terra, Xander acaba pedindo Anya em casamento. Após um episódio incrível, Hell Bells, em que um demônio, vitima das maldições de Anya em seus tempos de vingança, faz com que o noivo seja imergido em uma imagem de como seria seu casamento com ela. Qual a resposta? Xander a abandona no altar após ver que seu casamento com ela poderia ser exatamente como era o de seus pais.

Tudo isso, todos os problemas da série, podem facilmente serem relacionados com problemas cotidianos, a cleptomania de Dawn após a morte da mãe, como uma maneira de chamar atenção. O medo de Xander de se tornar como seus pais, Willow e seu vicio, Buffy e sua depressão. São questões da vida. 

Claro que não ficaríamos sem um grupo para ameaçar a vida da caçadora e de seus amigos, e nos fazer rir. Entram os nerds, ou melhor "The Trio". Andrew, Warren e Jonathan (o garoto com tendências suicidas da terceira temporada, e o superstar da quarta). É apenas um desafogo, não existe um perigo real, na verdade tudo serve para que fiquemos com mais raiva desses três. Acho que era essa a intenção. 

Vale lembrar que nessa temporada a unica participação de Joss Whedon como diretor foi no episódio musical "Once More With Feeling". Ele estava trabalhando em sua série de ficção científica, Firefly.

Comentários quanto ao episódio musical, foi realmente incrível, Joss foi responsável por escrever as letras, cuidar das melodias, acompanhar as coreografias. Foi muito bonito ver como tudo casar com o que estava acontecendo na vida dos personagens. Nada mais justo em uma temporada sobre a vida real, você ser afetado por um demônio que te faz cantar seus sentimentos. 

Giles acaba percebendo os perigos em continuar ao lado de Buffy, impedindo que ela amadureça, e decide realizar o que ele cogitava ao inicio da quinta temporada, voltar para a Inglaterra. Tudo isso, só para aparecer nos ultimo episódios, disposto a tudo para salvar o mundo.

O ponto alto mesmo desse sexto ano, foi o relacionamento entre Willow e Tara, e o vicio da bruxa em magia. O vilão que achávamos pateta, acaba matando Tara com um tiro no peito, na sensacional seqüencia dos três ultimos episódios da série. Willow acaba sucumbindo aos poderes das trevas e aparece Dark Willow, o completo oposto da personagem nesses 5 anos e meio, de meiga e inocente, ela acaba má e completamente sadista. Não achei a morte de Warren tão ruim assim, muito menos ter sido a Willow a matá-lo, fiquei muito chocado sim com a morte da Tara, e a raiva que eu senti com isso fez com que eu na verdade desejasse a morte dele. Por isso, todo o drama que surgiu com o "Willow o que você fez?", não me atingiu emocionalmente. Muito menos o plot "Igreja enterrada com o próposito de destruir a terra consagrada a um demônio" ufa. Nada disso me atingiu, eu só queria saber mesmo como ia terminar.

Afinal, essa foi uma série emocional, entre a confusão e o desprezo, amor, todos os laços criados foram sentimentais, Anya volta a ser um demônio da vingança, graças a mágoa por ser abandonada, Willow vai embora para a Inglaterra junto com Giles. Buffy fica com Dawn, disposta a mostrar para a irmã como é o mundo em que vivem, e não tentar apenas protege-la. Uma série fraca se comparada com a quinta, porém muito sólida e coerente. E o unico apelo para a sétima temporada, é o retorno da alma de Spike e saber que o sétimo será o ultimo ano da série, pelo menos na televisão.


Ps. Detalhe para a volta de Riley, o que é melhor do que seu ex aparecer na cidade justamente quando você está em sua pior forma? Buffy nos proporciona esses momentos.



1 e 2/ Barganing - 6/All The Way - 7/Once More With Feeling - 8/Tabula Rasa - 13/Dead Things - 17/Normal Again - 20, 21 e 22 - Villains, Two to Go, Grave.



3/After Life - 4/Flooded - 11/Gone - 12/Doublemeat Palace - 18/Entropy


Pontuação da Temporada 7/10



Post Top Ad

Responsive Ads Here