Ficção Científica nas Séries - O Mundo das Séries

Breaking

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Tuesday, May 10, 2011

Ficção Científica nas Séries


Almejar o conhecimento sobre o desconhecido é algo (redundante na frase) de grande curiosidade, nas séries e filmes é um assunto recorrente, existem vários tipos de especulações sobre como a vida futura e conseqüentemente a exploração do espaço serão. Conturbado? Calmo? Existirão alienígenas, ou seremos apenas nós humanos? Cada série tem uma particularidade, referente a obra em que é baseada, a mente do criador, produtora, até mesmo o canal em que está sendo exibida. Abaixo tentei colocar uma lista com as séries de Ficção que em minha opinião conseguem ilustrar bem as várias vertentes que um assunto pode assumir.


1º Star Trek


Star Trek em sua época não chegou a ser um grande assunto, tirando os fãs e fanáticos pela série, em sua fase clássica acabou cancelada na terceira temporada, virando cult após muitos anos. A série entretanto acabou colaborando para as seguintes de uma maneira estrondosa, a vida alienígena que poderia partir de um planeta parecido com a terra, ou então assuntos como prostituição, doenças, relacionamento inter-racial, viagens dimensionais, mundos paralelos (muito explorados pelos quadrinhos também). Até hoje Star Trek se coloca como a série que mais gerou "crias" na televisão.

2º Arquivo X


Investigações paranormais, as viagens pelo espaço podem não ser o plano de fundo dessa série, mas as vidas alienígenas, ou a procura por uma prova de sua existência, isso sim faz parte da série, do inicio ao final. Apesar dos altos e baixos a série manteve-se por 9 temporadas, o que também rendeu dois filmes. É um tipo de ficção científica que por ser baseada na vida humana, e apenas na curiosidade ou tentativa de provar o alienígena, ou as variações psíquicas, evolução da mente, faz com que a pessoa que acompanha a série levante questões, e até mesmo fique com duvida em alguns pontos discutidos na série.

3ª  Firefly


Firefly durou apenas uma temporada, foram ao todo 13 episódios, e um filme chamado Serenity (nome da nave do grupo). A série virou cult entre os amantes do gênero. Não existem aliens, os vilões da série tem sua origem explicada no filme. Em alguns planetas colonizados por humanos a existência é próxima ao passado, as armas, roupas e modo de vida do ser humano passa a ter uma relação com o velho oeste. A língua porém, sofreu uma junção do japonês com o inglês.  Esse tipo de série é a que tenta passar um futuro filosófico do ser humano, longe das especulações sobre aparência de alienígenas, ou natureza dos mesmos, o foco de Firefly é o próprio homem.

4º Farscape


Farscape consegue ser o extremo oposto de Firefly, sendo a unica semelhança o F no inicio do nome. Farscape começou de uma maneira duvidosa, um ser humano é sugado por um buraco de minhoca e acaba indo para um lado totalmente afastado da galáxia, os perigos que John encontra são inúmeros, a conexão entre ele e os outros integrantes é único, a busca pelo caminho de volta para casa, cada um deles é exilado de sua própria terra, e no decorrer da série a história de todos é mostrada. Farscape usou e abusou das espécies estranhas, utilizando a técnica de bonecos de fio e mão, além da maquiagem pesada, com brilho, cores diferentes. Mostrando que a criatividade e roteiros bem elaborados podem transformar algo que em um programa infantil é tosco, mas na série acaba sendo fascinante.

5º Dr. Who



Doctor Who tem como diferencial a viagem através do tempo, das dimensões. Foi uma série que utilizou o maior temor de uma série que está a mais de duas temporadas no ar, disponibilidade dos atores em permanecer trabalhando com um gênero apenas. Em Dr. Who, esse problema nunca será realmente problema.  Uma série divertida, com um enredo fantástico e uma fotografia muitas vezes impecável, garantindo a série mais de 25 anos de história. 

6º Battlestar Galactica


Essa série, assim com o Dr. Who é um reboot, sua predecessora fez muito sucesso na época e acabou sendo refeita, com efeitos melhores e um upgrade no enredo a série foi além das expectativas e mostrou-se incrivelmente apaixonante. A busca era a terra, um mito. Assim como hoje o mito é a vida em outros planetas na série é o oposto, coloque nessa busca um grupo de robos que desenvolveram a capacidade de reproduzirem aparência de humanos e se infiltraram entre os sobreviventes da raça, para de uma vez aniquilar e firmar-se como a raça dominante do universo. Formas alienígenas também não são recorrentes, assim como Firefly.

7ª Stargate SG-1


A série conseguiu manter-se por dez anos, é o tipo de série vinho, quanto mais antiga melhor. É centrada nas viagens através do Stargate, um portal que conecta dimensões entre si, que possuam é claro outro portal configurado da mesma maneira. O que começou com um filme, acabou tornando-se um grande sucesso e derivou para vários outros spin-offs, como Stargate Atlantis, e Stargate Universe. A maior conquista de Stargate SG-1 foi conquistar a qualidade com um orçamento considerado pequeno.

8º Andromeda


Andromeda foi baseada em um arquivo do criador da série de Star Trek. Esse é o tipo de série que tem um peso filosófico muito forte, passando por Nietzsche, entre outros. A história é no futuro, em uma união dos três grandes pontos galaticos, a Via Lactea, Galaxia Triangular e a Galaxia Andromeda.  Foi exibida no Brasil na TV aberta por algum tempo na RedeTV, mas não conseguiu alcançar audiência suficiente, a série teve uma duração de cinco temporadas, e tornou-se cult em muitos círculos Sci-Fi.

9º Babylon 5 



Enquanto a maioria das séries tende a buscar a exploração de planetas e universos, Babylon 5 se tratava de uma estação espacial que pretendia manter a paz na galáxia, e os desafios em manter essa premissa. Foi uma série extremamente política e filosófica. 

10º Sliders



Com a idéia um pouco similar a Dr. Who, Sliders tratava-se de uma série em que um super gênio descobria uma maneira de viajar por entre as dimensões, com um unico problema, ele não poderia voltar, então a busca é voltar para a versão "original" da terra que eles deixaram. 







Post Top Ad

Responsive Ads Here