[Reviews] White Collar - 4.06: Identity Crisis - O Mundo das Séries

Breaking

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Friday, August 24, 2012

[Reviews] White Collar - 4.06: Identity Crisis


White Collar me escutou !! E fez bem.


Pois é gente, quem acompanhou minhas últimas 2 reviews sobre White Collar, percebeu que eu pedi bastante um episódio onde o nosso querido Mozzie tivesse mais atenção, coisa que não vinha acontecendo há muito tempo. E quando eu menos esperava, eis que surge um episódio voltado quase que exclusivamente para o personagem. Confesso que episódios como esse podem ser até considerados ruins por alguns, pois aparentemente não acrescentam nada à trama principal da temporada, porém, me divirto muito com esse tipo de episódio. Principalmente focado em um personagem que eu queria ver um pouco mais destacado.

Acredito que episódios como esse são necessários, não somente para ajudar a construir ou reforçar o caráter de um personagem, mas também sua história, e dar uma "quebrada" na rotina e no caso dessa temporada, na busca implacável por Sam. É quase certeza que a busca voltará no próximo episódio, e será bastante interessante como vem sendo, porém, é hora de falar desse episódio em particular, e principalmente Mozzie.

Acho que os roteiristas de White Collar perceberam que o melhor amigo do protagonista não deveria ficar reduzido a pequenos plots aleatórios, com fracas participações, por mais inteligentes que fossem. Portanto, colocaram o episódio começando com um caso que surge "do nada", de uma das caçadas de Mozzie por aventuras e antiguidades, em uma compra de armazéns abandonados com a June (coroa rica que aluga o quarto da casa pro Neal). Dessa caçada, Mozzie acaba comprando um armazém que ele, com seu faro infalível, sabia que tinha algo de interessante. Não deu outra, e ele acha a chave de uma casa. O casa é da família cujo último ancestral morreu a mais de 250 anos, e remete a histórias de espionagem. E o caso só esquenta mesmo quando invadem a casa e Mozzie tem que fugir como louco ao ser confundido com um cara chamado "7-2-3", que possuía uma bandeira. Hã?

Dessa informação louca, Neal, Peter e Mozzie conseguem descobrir que a tal bandeira é a bandeira da guerra da independência, perdida e de valor inestimável nos dias de hoje. Descobrem também que existe uma rede de espiões que anda ativa até hoje, a Culper. Conseguem marcar um encontro com um membro da Culper utilizando uma mensagem subliminar no Jornal da Cidade e se deparam com a bela 3-5-5 ou Tempest (Mircea Monroe), uma bibliotecária que tem descendência espiã. E conseguem achar o bandido que tentou atacar Mozzie, na verdade, o cidadão é um escritor que há tempos acompanha a história dos espiões e estava louco para recuperar a tal bandeira.

Não vou entrar em detalhes demais, pois são várias jogadas inteligentes e inúmeros acontecimentos no episódio, e no fim, Mozzie, Tempest e Stranger (o escritor)(Damian Young), encontram o local onde a bandeira poderia estar, porém ela já havia sumido, e Peter consegue finalmente capturar Stranger, que havia admitido ter matado um antigo membro da Culper. O legal do episódio, foi que tudo isso foi acontecendo com as mais mirabolantes teorias que no final, sempre dão certo, e apesar de sabermos o final desse tipo de caso, a maneira como cada ponta é "atada" nos episódios, sempre nos deixam animados. E no fim, a bandeira aparece nas mãos de Tempest, que a leva a uma reunião dos descendentes da agência de espionagem, mostrando que eles estão bem vivos, diferente do que Peter e Neal pensavam, porém, Mozzie já imaginava.

Um episódio como esse, focado em Mozzie, faz muito bem a White Collar, que ganha fôlego para voltar à desenvolver com mais força a sua trama principal da temporada no próximo episódio, e além disso, mostra facetas dos personagens que não achávamos que existiam, como por exemplo Mozzie fantasiar que seus pais poderiam ser espiões, dentre outros. Parece que estou falando mais do mesmo, porém é essa tônica de misturar um pouco de humor, com drama, e principalmente planos e jogadas inteligentes, que faz de White Collar uma das séries mais agradáveis para se assistir.

Post Top Ad

Responsive Ads Here