[Reviews] Damages 5.09: I Like Your Chair - O Mundo das Séries

Breaking

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Wednesday, September 12, 2012

[Reviews] Damages 5.09: I Like Your Chair



Ellen Parsons: “Eu gosto de sua cadeira. Pensei em experimentá-la”
Patty Hewes: “Não se levante. Sente-se. Veja como se sente.”

Faltando só alguns dias para o final de “Damages”, o circo finalmente se fechou. Confesso que esperava bem mais deste episódio, mas só o fato de teremos essa cena final majestosa, fez tudo se tornar mais prazeroso. Porei, no geral, estava esperando mais perseguição e intriga, considerando que falta pouco tempo para fechar todos os arcos.

Ellen mudou e muito. Não iria tão longe a ponto de dizer que ela está se transformou completamente em Patty, mas as semelhanças entre as duas são abundantes em todo este episódio em particular. Embora existam muitas bolas no ar, fiquei impressionado como Damages foi capaz de fazer todas as tramas se complementarem, em vez de se distrair, como aconteceu nos episódios anteriores da temporada.

Só fiquei irritado por não se importarem em causar com as revelações do caso McClaren, mostrando que foi mesmo McClaren que vazou as informações, mas foi Simon que publicou o nome de Naomi. Já estava na cara, desde dois episódios atrás, que Simon teria feito parte de algumas das conspirações do caso. Só espero que a filha da Naomi entre de alguma forma nessa bagunça, porque já faz bastante tempo que ela nem é citada, mas sabemos que ela é importante.

Mesmo sabendo sobre toda a narrativa em volta dos pais de Ellen, nunca tive a impressão de que ela temia seu pai. Ela exibiu uma animosidade controlada em direção a ele, ilustrado perfeitamente quando ela puxou a arma. Sabíamos que não iria acontecer algo, mas só pelo fato de Ellen finalmente mostrar que não é a pessoa mais burra do mundo, valeu a pena. Embora havia lágrimas, ela estava em total controle da situação.

Compare isso com ódio de Patty de seu pai, onde ela está visivelmente fervendo de raiva e espumando pela boca com a simples menção dele. É claro que quando se trata de problemas com os pais, a abordagem de Ellen é muito mais controlada. Embora inicialmente reclamei, chamando essa subtrama de irrelevante, foi significativa no confronto. Ellen diz a sua mãe "Ele não vai te respeitar, até você enfrentá-lo", uma declaração que claramente tem implicações para o relacionamento de Ellen com Patty. Agora que vimos como Ellen se recusa a ser uma vítima, a série finalmente prepara o terreno para que Ellen se torne, no final, Patty.

A progressão da personagem continua quando ela enfrenta Patrick Scully. Muito estranho ver Scully literalmente de volta aos seus antigos hábitos, seguindo Ellen em seu apartamento com corda para asfixiá-la, luvas de couro, sensor de calor etc. Eu amo como esse cara sempre tenta matar as pessoas em plena luz do dia. Será que ele não aprendeu nada?

Eu acho que nesta temporada em geral realmente mostra por que Patty e Ellen são atraídas uma pela outra. Elas são tão semelhantes em seus passados, medos, pais, truques - não é de se admirar que se atraem e se repelem ao mesmo tempo. E acho que a evolução da Ellen, especialmente nesta temporada, foi muito bem escrita.

E que linda a cena final. Ellen simplesmente deitou na cadeira, como a manipuladora, nem se importou em brigar ou mostrar que sabia sobre Scully, só queria desejar boa sorte para a rival/amiga. Ellen anseando ficar no lugar de Patty no futuro pode acontecer ou não, dependendo do que realmente ocorreu em uma semana. Provavelmente usarão o conhecimento que Ellen tem sobre o caso no tribunal. Tudo isso e muito mais saberemos daqui alguns dias, quando Damages finalmente encerrar seus quatro anos de entretenimento puro e claro, de uma das séries mais bem escritas e executadas da TV americana.

Post Top Ad

Responsive Ads Here