[Reviews] Damages 5.06: I Need to Win - O Mundo das Séries

Breaking

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Tuesday, August 21, 2012

[Reviews] Damages 5.06: I Need to Win



Quando que até em lados opostos, um plano ainda surge.

Claramente a grande tendência em Damages nesta temporada é o uso de sequencia de sonho. Estamos com uma média de um por episódio, e embora nós vimos sequências de sonhos antes, eles são bem mais significantes desta vez. Nós já vimos Patty dar bronca na neta Catarina em seu escritório duas vezes agora, e de Ellen ter seu quinhão de pesadelos sobre o ataque que ela sofreu na primeira temporada. Parece que as emoções reprimidas Ellen estão rapidamente borbulhando até chegar a superfície.

Eu não tenho certeza do que pensar com todas essas sequências de sonhos, mas eu me divirto mais com eles do que os flashfowards dos primeiros episódios. Pelo menos essas visões nos oferecem informações adicionais na psique de Ellen e provocam um confronto explosivo entre ela e Patty (parece que o confronto inevitável sobre o ataque finalmente ir para baixo no episódio da próxima semana). Nós esperamos cinco temporadas para isso e tenho certeza que vai ser incrível. Tal como está, todos esses sonhos / visões / ilusões visuais sugerem que tanto Patty e Ellen não estão magicamente "tudo bem" depois de todas as loucuras que experimentaram e isso garante que elas estão mais acessíveis, realistas e cheias de nuances como personagens. Eu estou contente que Ellen está continuamente perseguindo pelo assassinato de David e seu ataque, especialmente considerando que ela não foi totalmente tratada com esses traumas. Ela brilha uma luz em suas motivações e comportamentos subsequentes.

As sequências de sonho também jogam com as nossas expectativas. Tome uma das cenas finais do episódio: Patty e Ellen falando sobre como elas enganaram seus clientes, impedindo um acordo entre eles. Esta cena "vida real" é uma deliberada de retorno de chamada para a sequência de sonho da abertura. Primeiro, Patty oferece Ellen uma bebida, quase palavra por palavra, na abertura. Ellen polidamente recusa em ambos os cenários como Patty suavemente convida Ellen para sair da porta. Quando Ellen declina novamente, Patty ronrona, "Você não tem medo de mim, não é?" Com a mesma doçura carregada que ela expressou na abertura. Tinha me perguntando se essa cena final foi outro sonho. Em vez disso, o comentário da cena de abertura no fechamento destaca a importância do subconsciente de Ellen e sugere que sua consciência crescente da antiga vai contribuir de forma mais significativa no segundo em episódios subsequentes (especialmente se Ellen pode fazer a conexão que Naomi foi assassinada em a banheira com base em sua visão de David na mesma posição). Ele serve como uma forma engenhosa de apresentar o desenvolvimento de Ellen como personagem.

Nós também vamos passar um tempo piscando de volta para a cena de Naomi e McClaren no quarto do hotel. Temos duas versões do que se passou na sala: no primeiro McClaren afirmou que Naomi tinha reservas sobre o vazamento, mas que ela finalmente entregaria a informação. O resultado foi uma troca completamente profissional. A segunda versão, contada pela filha de Naomi, sugeriu uma série de eventos diferentes: Naomi se recusou a fornecer a informação que vazou, o que causou McClaren se tornar violento contra ela.

Agora, fomos apresentados com uma terceira alternativa, na qual McClaren arranja um encontro secreto com Rachel para contar "seu lado" da história, e, claro, é diferente da original para Ellen. Esta versão é uma mistura das duas antigas. Nessa, Naomi ainda tem reservas sobre o vazamento, mas finalmente se compromete a enviar McClaren os arquivos. Desta vez, no entanto, ele admite que tentou forçá-la, mas o ataque não sai tão violentamente como contado por Rachel.

Eu ainda não acredito que esta versão é a versão verdadeira. E a razão de eu vir a este é outro motivo irritante que temos visto ao longo dos últimos dois episódios: um close-up dos cigarros em sua cigarreira. Nesta terceira versão, os cigarros estão todos alinhados na mesma direção. Na semana passada, foram mostradas duas close-ups de McClaren posicionando seus cigarros – três para cima, um para baixo. Será que a maneira em que os cigarros são organizados seria uma forma de dizer qual versão da história é a verdadeira? Só vou estar convencido de que vemos o relato verdadeiro do que se passou naquele quarto quando conseguir um close-up dos cigarros!

Outras observações:

- Achei muito estranho TODOS os amigos de Rachel levantando da mesa para ela conversar com o ex-chefe da Naomi. O que mais faz sentido é Rachel levantando, afinal ela é jovem.

- Será que Patty e Ellen conspiraram mais uma vez e que talvez, Ellen não tenha morrido, elas só fingiram que isso aconteceu para que o real assassino de Naomi apareça?


@marcoacpontes

Post Top Ad

Responsive Ads Here