Primeiras impressões - Projeto Fashion (BAND) - O Mundo das Séries

Breaking

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Friday, September 23, 2011

Primeiras impressões - Projeto Fashion (BAND)


Um dia me perguntaram se eu pensava que  algum canal brasileiro seria capaz de fazer uma série boa, “igual aquelas lá dos EUA”. Eu disse, olha, se perderem essa mania de fazer tudo igual novela, a chance existe sim. Então o tempo passou e nada desse sonho acontecer, até que finalmente apareceu “Projeto Fashion”, do canal Band. Então vamos às considerações quanto a seu primeiro episódio.

Alerta de Spoilers!

O estilo da série é o mesmo de Project Runway, mas se você for viajado nesse assunto de reality show de moda, provavelmente também já viu o “Fashion Show”, que foi apresentado pela cantora Kelly Rowland e o estilista Isaac Mizrahi, e na segunda temporada teve a entrada da modelo Iman e a saída da cantora Kelly.

Bom, se The Fashion Show pode ser considerada a irmã pobre e menos interessante de Project Runway, o nosso Projeto Fashion, exibido pela Band pode ser considerada a prima deslocada das duas séries. É aquela prima que quer ser igual as famosas, mas ainda está insegura em seus passos.

A série é baseada no estilo Reality Show, com doze participantes concorrendo a premiação e é claro a projeção que o programa possa oferecer para essa gama de estilistas. O premio para o grande vencedor(a) é um novo Uno 0km, curso de 1 mês em Milão no Instituto Europeu de Design, R$ 100 mil para o desenvolvimento de uma coleção exclusiva para as lojas Marisa, produção do vencedor na capa da revista ELLE e maquinas de costura de ultima geração.

Em seu primeiro desafio os participantes precisarão transformar guarda-chuvas em peças de roupa para um desfile. Além disso, eles precisam também combinar a maquiagem e o cabelo em um modelo coeso de apresentação, o pior deles e que receber a menor nota, é enviado de volta para casa.

Um dos problemas que vi nesse primeiro episódio, é o tamanho do atelier. É muito pequeno e dá uma impressão de bagunçado, todo mundo amontoado, e creio que até mesmo a mobilidade das câmeras fica comprometida e o aspecto que dá quando assistido é de algo bagunçado, claustrofóbico.

O consultor dos estilistas é Alexandre Herchcovitch, estilista muito conhecido no Brasil e no mundo. Uma coisa que atrapalha muito é que esse entra e sai do consultor fica muito excessivo, todo momento o Alexandre está aparecendo e dando suas dicas, ao meu ver, se fosse um programa para ensinar estilistas, tudo seria perdoado, mas como é uma competição eu ainda gostaria de ver uma consultoria isolada para cada um dos estilistas, qual a finalidade  de você dar dicas e dizer tudo o que vai fazer ao lado dos competidores? Meio estranha essa abordagem.  Além disso, a consultoria privada nos daria uma maior dimensão de quem são os participantes, melhor até do que seus comentários que são incluídos no decorrer do programa. Se esse é um problema da edição/montagem, espero que seja melhorada nos episódios seguintes.

Muito pouco da personalidade dos estilistas é mostrada, o que é normal para o inicio do programa com doze participantes, você acaba não tendo muito de cada um por que existe a preocupação em termos os comentários de cada um dos doze pelo menos uma vez.

Quando chegamos ao desfile, somos apresentados aos juízes fixos do programa. Isso eu achei uma pena, seria tão legal se tivéssemos jurados rotativos, talvez se o Alexandre não fosse usado constantemente e incansavelmente nas consultorias do atelier, ele poderia ser colocado como jurado fixo ao lado da Adriane Galisteu, e ficaríamos ainda com a abertura para dois jurados convidados. Mesmo assim, a formula funciona.

Os jurados são: Flavia Lafer / Reinaldo Lourenço e Susana Barbosa.

Chegamos então ao desfile. Como são muitas roupas, fica difícil comentar todas, vou deixar o comentário para a melhor e as piores que eu percebi. A do Wesley era completamente amadora, ela não parecia estar no corpo da modelo, parecia uma transição entre o vestir e não vestir a roupa. Além de ser um modelinho sofrível, aqueles detalhes do plástico transparente na parte superior eram de um mau gosto enorme. Já o modelo da Micheline, eu não achei assim tão ruim, mas a cara de morte da modelo com certeza cooperou para sua eliminação.

Não vi muito brilhantismo no modelo do ganhador do desafio o cuiabano Luiz Pita, achei uma peça bem feita, mas nada além de bem feita. E é nessa hora que o Herchcovitch faz falta, depois de todas as dicas para os estilistas, essa seria a hora em que ele entraria como um coringa na competição, avaliando o rendimento de cada um deles. Uma pena, pois ele é uma arma muito boa que não está sendo utilizada da forma correta, ou melhor, está sendo pouco utilizado.

Tudo o que foi criticado nesse desfile é exatamente o problema que eu vejo em muitos desfiles, muita teatralidade, tira completamente a atenção para as roupas, assim como um certo desfile em que os modelos estavam com uma maquiagem de caveiras, que a única coisa que eu me lembro era a make, nada das roupas. É isso que ocorre com cabelos muito planejados, maquiagens mais fortes que as roupas.

Micheline é a eliminada da competição, e também, depois de dizer que não tinha inspiração nenhuma e ainda ser escoltada por uma modelo péssima, era o mínimo que esperávamos. Não é?

A formula é interessante e nem um pouco inédita, para dizer pouco. Para dizer muito, é brilhante. Finalmente uma série com qualidade acima da média para todas as outras existentes na TV aberta. Eu não agüentava mais as sacadas de “ajudar” um telespectador a reconquistar sua auto-estima, não agüentava mais as princesas da vida, as reformas de casa e carro. O que eu queria mesmo era uma competição de qualidade, com algo que me prendesse a televisão do início ao final e me fizesse assistir até mesmo os intervalos comerciais. E o Projeto Fashion faz isso, é um diferencial para tudo o que temos atualmente no Brasil, a TV aberta tem muito que aprender, especialmente quando dirigimos o assunto ao Mundo das Séries.

Projeto Fashion tem defeitos? Sim. Tem aspectos amadorísticos? Sim, mas ainda está em sua primeira temporada, e tem muito mais a oferecer. Espero que continue forte, apesar de ter estreado em quinto lugar na audiência, conforme algumas notas foram liberadas na internet. Se você assim como eu é um entusiasta do assunto séries e do assunto moda, as reviews dos episódios de Projeto Fashion serão postadas semanalmente aqui no blog.

Projeto Fashion é exibido aos sábados às 22:45h na BAND.

Post Top Ad

Responsive Ads Here