Ainda em fase de recuperação do choque, seguimos com Merlin, aproveitando cada minutinho que nos resta dessa trama britânica que ganhou nossos corações.
Contém Spoilers
A trama Guinereve Assassina caminha para um fim neste episódio e, sem mais nem menos, descobrimos que Arthur já está sabendo de tudo e decide fazer qualquer coisa para salvar sua Rainha. A agilidade com que tudo foi acontecendo nesta primeira parte do episódio foi divertida, e a preocupação de Merlin em cumprir a sua promessa a Arthur, de salvar Guinevere, nos rendeu um episódio divertido e significativo ao mesmo tempo.
Como não amar Gaius, sendo ele sempre o que dá solução para tudo, e como não gostar de ver Merlin tão determinado e poderoso? A cena com a Dochraid foi muito boa, e devo destacar aqui a atuação de Colin e o trabalho de maquiagem da produção. Ambos os personagens estavam muito bem caracterizados, e o embate entre uma das Feiticeiras mais antigas e Poderosas da antiga religião e Merlin foi uma delicia de se ver. O texto estava muito bom, e nessa cena nos damos conta de que realmente Merlin esta disposto a tudo para cumprir sua promessa. A espada forjada com fogo de dragão foi um bônus que somente quem é fã de Merlin foi capaz de apreciar verdadeiramente! Nostalgia pura!
A maldição de Gwen, chamada “Teine Diaga”, só poderia ser quebrada com um ritual mágico poderoso e realizado no cume de uma montanha, lugar chamado “Caldeirão de Arianrhod”, e a forma que Merlin e Gaius acharam para convencer Arthur foi muito verossímil, e com um toque de Romeu e Julieta, mas melhor que isso foi o fato de que Merlin foi convencido a se disfarçar de mulher para performar a libertação de Guinevere. Quem além de mim ficou contando os minutos para ver isso? Hehehe
E se a primeira parte do episódio foi ágil, a segunda parte diminuiu o ritmo, pois o caminho de Arthur e Merlin foi um pouco tortuoso demais, e a aparição de Mordred me fez ter a impressão de que os roteiristas precisavam dar um jeito de encaixá-lo na trama, e assim o fizeram, mas a verdade é que é interessante ver esse conflito interno que existe em Merlin a respeito de Mordred, pois ao mesmo tempo em que ele o odeia por causa da profecia, Mordred nunca fez nada que deponha contra seu bom mocismo, ainda.
Quando pensávamos que o marasmo tomaria conta da jornada de Guinevere saco de batata e os 3 mosqueteiros, eis que surge Aithusa para aquecer um pouco as coisas. O Dragão Albino é um aliado de Morgana, e fez o seu melhor para cumprir as ordens de sua mestra, mas não teve como ele resistir ao grito de um Dragonlord, e aqui mais uma vez parabenizo os roteiristas por seguirem a mitologia, assim como nos presentear com esse Merlin tão determinado e poderoso desse episódio.
Ao chegarem no “Caldeirão de Arianrhod”, Merlin fugiu para se disfarçar de “Dolma, a grande feiticeira da Montanha”, e se eu tinha expectativas quanto a essa caracterização, elas foram todas superadas, pois Colin estava incrível, e ao mesmo tempo em que o vemos desconfortável com sua saia, vemos o quanto Merlin é sábio e poderoso, pois suas palavras para Arthur, ao fim da cerimônia foram perfeitas, todas, sem exceção.
Guinevere foi salva, e Merlin aprendeu algo que os leitores de Harry Potter já sabem de cor e salteado, mas que foi novo ao nosso mago: o amor é a mágica mais poderosa que existe, e nada o supera. Foi bonita a cena onde Arthur lembra Gwen do dia que se casaram, e neste momento mais uma vez fomos arrebatados por uma avalanche de boas lembranças sobre a série. Sinto que a hora da verdade se aproxima para Merlin e Arthur, e sinceramente, espero que o amor fraternal que existe entre eles seja o suficiente e que supere a decepção que Arthur terá (ainda mais porque ele já está tipo Tufão, será o ultimo a saber de tudo). A boa noticia é que Dolma soube aproveitar a oportunidade, e lembrou Arthur que a maldade está nas pessoas, e não na mágica. Além de tudo isso, para sempre o Rei será grato à mágica por ter sua Rainha ao seu lado. E nós gratos aos roteiristas por esse excelente episódio.
Ps.1: Não me canso de ver e dar risada de Dolma.
Ps.2: Queria que nosso amor pela série fosse o suficiente para fazê-la ressurgir das cinzas.
Ps.3: Confiram o guia do próximo episódio aqui!
Ps.4: Quem é a favor de começarmos uma petição para que “Dolma, a feiticeira da montanha” ganhe seu próprio Spin Off??