[Reviews] Damages 5.07: The Storm's Moving On - O Mundo das Séries

Breaking

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Tuesday, August 28, 2012

[Reviews] Damages 5.07: The Storm's Moving On



Com apenas alguns episódios de Damages faltando, finalmente fomos presenteados com um embate há muito tempo necessário.

Vamos aos outros fatos primeiro, e deixar o grande momento para depois – até porque foi assim que fizeram no episódio. O problema foi que, um monte de informação sobre o caso foi derramado essa semana, o que deixa tudo mais confuso (ou não).

Primeiro, arrumaram uma forma conveniente para unir o núcleo doméstico (Chris) com um plot maior – McClaren. Embora seja interessante, o novo plot está completamente atrapalhando o desenvolver da história, principalmente quando já temos muito drama e informações para lidar com o caso principal. Não vejo a necessidade de adicionar mais essa bagaça, mas em Damages pode tudo.

Aparentemente, todos já sabiam sobre a morte do Samurai Seven (Bill Camp), exceto McClaren. Parece que todos focaram só na raiva que o ruivo sentiria SÓ por terem ido comprar informação do hacker, ao invés de realmente contarem qual foi o papel deles no assassinato. Foi a primeira vez que eu senti McClaren como o único normal do grupo.

Apesar de todo o alvoroço, nós obter algum avanço no caso central: Nós descobrimos o chefão da Princefield, Bennett Herreshoff, era realmente o mestre do fantoche por trás do esquema e vendeu a informação para a SEC, para tentar tirar o peso dele mesmo. Também descobrimos que misterioso benfeitor de McClaren está jogando para os dois times. Com certeza Herreseshoff deve ter contrato o misterioso para alimentar as informações para Davies.

O pior de tudo é que quem descobre tudo isso é o próprio McClaren, se mostrando finalmente útil. Foi o único que foi atrás de informações sobre o Samurai, coisa que obviamente Ellen já devia ter feito há muito tempo atrás.

Podemos presumir que Torben  (o misterioso) foi quem matou o Samurai e provavelmente vai ir atrás de Davies por expô-lo. Quem sabe quem mais está na sua lista negra? Minha aposta agora é que ele foi a figura borrada observando o corpo de Ellen morta. Apesar de ter sido ótimo obter todas essas informações, seria bem mais interessante se tivessem feito isso em dois episódios, por exemplo. Porém, dessa forma, teremos menos perguntas no final, que deve se concentrar só no embate entre Patty e Ellen no tribunal.

Minha aposta é que Rutger (o parceiro de McClaren) é o vilão da temporada inteira, ou até Rachel, a filha de Naomi, já que descobrimos que o vazamento das informações veio do computador pessoal dela, ou seja, com certeza Rachel sabe a senha, mas obviamente não tinha ideia do que estava fazendo.

Isso nos traz ao evento principal: Ellen finalmente confronta Patty sobre a ordem que a última deu na primeira temporada. Esta foi provavelmente uma cena de polarização entre os telespectadores, que definitivamente não era o que eu esperava, mas fiquei impressionado, no entanto. O que foi mais surpreendente sobre a cena era a forma como foi filmado. Absolutamente amei a simplicidade da cena. Um portão do aeroporto define a cena, na qual Ellen e Patty ficam progressivamente mais e mais perto, sem ninguém por perto. Os preparativos para o confronto foi brilhante, Ellen se esforçando para se separar de Patty, mas consistentemente ser incapaz de resistir a ela (ou seja, o jato particular, os biscoitos de queijo).

O confronto não foi muito explosivo, mas havia a abundância de tensão e de engajamento que uma cena daquele calibre pedia. Não há vozes altas, não há grandes gestos – Era apenas boa atuação. As mulheres com calma abordava uma a outra, enquanto tomavam vinho, com trocas de palavras controladas e igualitárias, o que só fez a cena se tornar mais enervante.

Faz um tempo que vi a primeira e a segunda temporada, então alguns detalhes me falham no momento. Estava convencido de que Patty tinha ordenado o ataque de Ellen, mas durante esta cena, como Ellen, eu comecei a me questionar depois de ouvir a lógica de Patty. Foi tudo um mal-entendido? Por que Ellen continuou a associar-se com Patty se realmente acreditava que ela havia tentado matá-la? Estas novas questões borbulhava. Também gostei como a cena não envolveu quaisquer saltos no passado ou até mesmo sequências de sonho. Foi uma simples conversa, quadro a quadro. E assim, as palavras ameaçadoras de Patty no episódio 5x03 ecoou na minha cabeça:

"Todos os fatos do caso estão em causa. Então, se os fatos não vão ganhar ou perder, o que ganhará? "

Estou extremamente impressionado como essa cena aludiu a essa declaração, que é um tema abrangente da série como um todo. Bravo.

Post Top Ad

Responsive Ads Here