Alexandria
Uma história de amor platônico que centraliza Davos, um escravo da grande biblioteca de Alexandria que se apaixona por sua mestra Epática, a astrônoma matemática que por muitos anos foi ministrante de discussões sobre o tema, tem se valido de um paradoxo centrifugante no enredo da trama. Esses dois personagens tem suas características formais em ideologias próprias, o que nunca poderia para aquele tempo (395 d.c.) ser aceita em uma relação conjugal, até porque o amor que existia sobre a trama é apenas exposto por Davos; Epática apenas conseguiria sentir orgasmos no uso do intelecto, e nada mais conseguia enxergar de mais apaixonante.
O filme épico volta-se para as contradições inerentes as disputas religiosas que ocorriam entre politeístas e cristãos, posteriormente fechando o cenário entre cristãos e judeus. Epática mostra-se perante a prefeitura e toda a sociedade totalmente agnóstica a qualquer aceitação sobre criação que não seja explicada cientificamente, devido a isso seu fim é trágico, uma morte pelas mãos do homem que por tanto amor a ela dedicou em silêncio, mas que por fim preferiu seu ideal religioso para exterminá-la asfixiada, antes do apedrejamento.
A mensagem foi bem transmitida para a trama, mas o nome Alexandria apenas para elucidar a aparente relação entre os dois personagens principais (Davos e Epática) foi apenas alvo de desfoque. A manivela central do filme esteve sobre as lutas pelas quais se sucederam, a existência de um amor platônico aparentemente possível no início do filme, transbordou em sangue quando o ideal religioso cegou o homem contra a ciência lúcida que Epática pregava.
Uma história realmente instigante, para os menos providos de percepção esse filme foi apenas mais um caso de amor que não deu certo, aos mais atenciosos, toda a trama se fez pelas curvas que desdobravam os guetos de Alexandria. Creio que ainda existam questões a serem refletidas após ver esse tipo de filme; a primeira que indico tanto para os religiosos, quanto para agnósticos é que analisem bem os tipos de discursos que estão seguindo, quem são seus mantenedores e quais os objetivos que alcançaram, após isso terão consciência de como é feito um ideal e para quem ele realmente servirá.
Trailer oficial do filme: