[Reviews] Game of Thrones - 3.01: Valar Dohaeris [Season premiere] - O Mundo das Séries

Breaking

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Thursday, April 4, 2013

[Reviews] Game of Thrones - 3.01: Valar Dohaeris [Season premiere]


Um episódio um pouco lento, mas um ótimo começo pra terceira temporada

Mas esse momento de paz e calmaria é exatamente aquilo que foi duramente conquistado no final da segunda temporada. A única grande ameaça ao trono era Stannis, que, realmente, em Westeros, é o único pretendente ao trono com uma posição legal, ligada pelo sangue. Já que os filhos de Cersei são fruto de sua relação incestuosa com Jaime. Com a destruição de sua frota e a união de Jardim de Cima a causa de Joffrey, ligados pelo casamento com Margaery Tyrell, Stannis está derrotado e humilhado, já Robb Stark é apenas um sussurro. 

Infelizmente, Robb não tem uma pretensão real ao trono e por sorte ele nem o deseja, o norte está alinhado a sua causa, mas as coisas estão escorrendo por entre seus dedos. O grande problema com Robb, é o mesmo que seu pai experimentou na primeira temporada. Para se jogar o jogo dos tronos é preciso ser um canalha, tanto quanto um homem honrado. E esses Starks infelizmente não conseguem ver as coisas dessa forma, Catelyn viu quando libertou o Regicida, Jaime Lannister, talvez por ela ter sangue de Tully. E por isso, foi presa em Harrenhal, já destruída. Pra quem não se lembra, aquele local onde eles chegaram era o lugar onde Arya, Torta Quente e Gendry estavam até o finale da segunda temporada, por sorte eles conseguiram fugir. Quem deve quebrar o mistério do que aconteceu no castelo é o meistre encontrado entre os mortos. Assim espero.

Um dos grandes problemas com Game of Thrones, é o excesso de histórias e personagens. Felizmente, nesse primeiro episódio não fomos introduzidos para nenhum personagem novo. Mas, as locações também são grandes e por terem muitos nomes, fica meio complicado acompanhar. Stannis por exemplo, está em Pedra do Dragão. Os Lannister em Porto Real, os Starks passando por Harrenhal e a patrulha está além da muralha. 

Mas, essa calmaria deve acabar exatamente nesse primeiro episódio. Danny está em Astapor, preparando seu exército. Finalmente ela começou a agir como uma pretendente ao trono. O crescimento da personagem foi gigantesco. Lembram do começo? Dos gritinhos de "eu sou a filha do dragão.. fogo e sangue, mimimi?". Então, já temos uma mulher, não mais uma menina. Com um exército de Imaculados ao seu comando, ficará difícil parar a mulher que já tem em seu poder  três dragões e um cavaleiro que já foi guarda real. 

E por falar, outro personagem que se junta a causa de Danny é o cavaleiro Baristan Selmy, que já apareceu revelando a manticora enviada pelos bruxos da casa dos imortais que Danny ajudou a tacar fogo na temporada passada. A presença dele ainda é confusa, não sabemos quais são suas motivações. Ele foi chamado de velho e incapaz por Joffrey, como o "previously" nos lembrou, ou seja, ficar com a pulga atrás da orelha é compreensível e nisso, veremos se a Danny realmente amadureceu. Espero que ela se lembre da bruxa que matou o Sol e Estrelas dela na primeira temporada. Não confie em ninguém, esse deveria ser o lema padrão de todas as casas da série.

Pobre Tyrion, o complexo de "papai me olha, papai me elogia" já se mostrou seu verdadeiro calcanhar de Aquiles. A necessidade de ser reconhecido é seu pior inimigo. Mas seu pai já deixou bem claro, anão nenhum vai ser herdeiro de Rochedo Casterly (a casa dos Lannister). Sinceramente, eu fiquei arrasado com o discurso do Tywin, se não fosse pela inteligência do Tyrion, o castelo teria sido invadido e a batalha de Blackwater podia muito bem ter terminado de forma diferente para Stannis. 

E é exatamente assim que esse episódio se desenvolve, preparando todo o terreno emocional para a temporada. A raiva do Tyrion, o problema de Cersei em ser uma mulher velha e logo, não mais rainha, o confiança da Danny, a honra do Robb. Todo esse primeiro episódio serve para nos mostrar exatamente como nossos personagens centrais pensam, como eles se comportam e o que os movimenta. 

Sansa continua uma criança, mas já demonstra algum tipo de crescimento. A fala dela para o Mindinho "Eu sou uma péssima mentirosa", mostra que muito da menina sonhadora e infantil já sumiu nela. Talvez, não completamente, mas já existe lá um brilho diferente. Vocês podem pensar da forma que quiserem, mas dos Stark, tirando a Arya, a Sansa é a mais inteligente. Qualquer outro Stark no lugar dela já teria sofrido o mesmo fim do Ned. Ela consegue colocar uma máscara de simpatia e cortesia que, creio eu, nenhum outro Stark conseguiria. Por isso, Sansa, você é incompreendida. 

A trama do Davos, cavaleiro das cebolas, foi um tanto quanto vazia nessa premiere. Assim como a da Margaery, serve só pra nos mostrar que eles terão uma participação ativa nessa temporada. Não credita muito ao episódio, mas é interessante. 

No mais, apesar de ter sido um episódio mais lento, Valar Dohaeris teve uma ótima apresentação. Atou alguns laços, como as consequências da guerra, com o orfanato, as perdas e as motivações de alguns personagens. Ainda faltam, Arya, Bran e Rickon, Jaime e Brienne, que devemos ver no próximo episódio. E preciso elogiar a fotografia da série, não vi um trabalho tão primoroso em um seriado ainda, que não tenha sido Game of Thrones, a cena da Danny vislumbrando Astapor do navio é uma obra de arte. Parabéns HBO!

Ps. Vadia ignorante de Westeros, Puta Westerosi, nomes carinhosos que Danny recebeu do escravagista, cena que me arrancou risadas profundas.

Post Top Ad

Responsive Ads Here